Nem química, nem calor: o verdadeiro vilão do seu couro cabeludo pode ser algo mais simples do que você pensa
Um fator simples do dia a dia pode estar por trás dos desequilíbrios que comprometem a saúde capilar
De tempos em tempos, práticas inusitadas ganham espaço nas redes sociais, e uma delas é o chamado "hair training", ou "treinamento capilar".
A proposta consiste em reduzir gradualmente a frequência de lavagem do cabelo, sob a promessa de que os fios se tornariam mais saudáveis ao diminuir o contato com produtos químicos.
Esse resultado seria consequência do menor contato dos fios com substâncias químicas, como os sulfatos, presentes em muitos produtos para cabelo. No entanto, não há evidências de que esse "truque" traz algum benefício. Pelo contrário, ficar muito tempo sem higienizar o couro cabeludo pode trazer problemas para a saúde.
"Quando ficamos muito tempo sem lavar o cabelo, o couro cabeludo fica mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias e a inflamações, como a dermatite seborreica", afirma Priscilla Pereira, dermatologista e especialista em tricologia. "Dessa forma, a pele do couro cabeludo não fica saudável e seu cabelo tem grande chance de desenvolver afinamento e até queda capilar", alerta.
Saiba mais: Seu cabelo não cresce? Veja possíveis causas
Qual é a frequência ideal para lavar o cabelo?
A verdade é que não existe uma frequência ideal para a higienização do cabelo, pois isso depende muito da necessidade de cada fio e da rotina de cada pessoa. "Se você faz muita atividade física e sua muito no couro cabeludo, é preciso lavá-lo todo dia, ainda mais se o seu cabelo é oleoso", explica Priscilla.
...
Veja também
Dermatite seborreica: o que é, causas e tratamento
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
Sem gastar dinheiro: o que há na sua cozinha para dar brilho ao seu cabelo
Quantas vezes devo lavar o cabelo para crescer?
Alecrim faz o cabelo crescer? Conheça os benefícios da erva e como usá-la