Nem alecrim, nem hortelã: a erva aromática fácil de cultivar em casa e que faz bem para a saúde do coração
Planta possui propriedades medicinais que protegem a saúde cardiovascular entre outros benefícios
As ervas aromáticas são muito utilizadas na culinária para trazer um sabor especial as receitas. Mas cultivar essas especiarias em casa pode trazer muitas outras vantagens, como é o caso do tomilho.
A planta medicinal pertence à espécie Thymus vulgaris, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o tomilho possui um cultivo fácil e pode ser plantado em hortas, canteiros e até em um vaso pequeno na cozinha. Saiba mais!
Quais são os benefícios do tomilho para a saúde?
Também conhecido como poejo ou timo, o tomilho possui ação antioxidante, anti-inflamatória, expectorante e bactericida, que promove benefícios a saúde como:
Proteção a saúde cardiovascular
O tomilho possui terpenóides, compostos naturais que possuem ação antioxidante que atua contra a ação dos radicais livres nos vasos sanguíneos, os deixando saudáveis. Dessa forma, o tomilho ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e o aumento do colesterol ruim (LDL).
Controle da pressão arterial
Os terpenóides do tomilho também auxiliam no controle da pressão arterial ao facilitar a circulação de sangue nas artérias.
Prevenção de problemas bucais
Outro composto presente no tomilho, chamado timol, evita o crescimento de bactérias que provocam problemas bucais como a cárie. Além disso, a erva ajuda a manter a saúde de dentes e gengivas.
Alivio da tosse
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Tosse: causas, remédios, xaropes e como aliviar
Cárie: o que é, causas, tipos e sintomas
Tosse com sangue: o que pode ser?
Tomilho: para que serve, benefícios e como consumir
Tosse com catarro: 6 possíveis causas e o que fazer