Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprenda a combater a indisposição causada pelo verão

7 mar 2013 - 07h19
(atualizado às 07h19)
Compartilhar
Exibir comentários
A elevação da temperatura é uma das principais causas de cansaço físico excessivo, já que promove a queda da pressão arterial
A elevação da temperatura é uma das principais causas de cansaço físico excessivo, já que promove a queda da pressão arterial
Foto: Shutterstock

Ao mesmo tempo em que é uma estação querida e muito aguardada pelos fãs de praias e esportes ao ar livre, o verão também pode ser encarado como um grande desafio diário. Isso porque a famosa moleza causada pelo clima quente deixa muita gente mais preguiçosa e sem disposição para enfrentar a correria semanal.

Esse efeito negativo da indisposição, que tanto dificulta o rendimento, seja no trabalho ou em casa, está ligado com as funções do organismo na estação. “Essa falta de energia está relacionada a diferentes processos metabólicos, principalmente à queda da pressão arterial, pois as altas temperaturas provocam maior dilatação dos vasos e menor resistência para o sangue circular pelo corpo”, explica Diego Leite de Barros, fisiologista do Hospital HCor, de São Paulo.

Embora o cansaço fora do comum que a temporada de calor proporciona pareça só físico, na verdade ele também se instala na área cerebral. “Verão provoca fadiga mental, porque atrapalha o sono. Assim, as pessoas dormem mal e por menos tempo, o que contribui com a indisposição no dia seguinte”, analisa Luiz Carlos de Abreu, professor de fisiologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Evitando a fadiga

Para driblar a indisposição, existem alguns métodos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia. Praticar atividades físicas de forma moderada é uma solução. “O cansaço promovido pelo exercício físico é benéfico, pois melhora a qualidade do sono, mas a velocidade e o tempo das atividades devem condizer com o limite de cada indivíduo”, alerta Luiz Carlos de Abreu. Uma medida regular é caminhar na esteira por 15 minutos ou nadar pelo mesmo tempo.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis também é um bom caminho, principalmente se for baseada em frutas, verduras e muita água. “Nunca devemos fazer exercícios físicos em jejum, porém, sempre é bom priorizar alimentos leves e de fácil absorção”, informa Diego.

Para que essas soluções sejam mais eficazes e os efeitos de desgaste do verão sejam minimizados, é necessário estar sempre estar bem hidratado, além de usar roupas leves durante o dia para facilitar a transpiração do corpo.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade