Menos ansiedade, mais tranquilidade: 5 técnicas para aliviar o estresse do dia a dia
Descubra como técnicas simples podem ajudar no alívio de sintomas ansiosos e aplique no dia a dia
A ansiedade, às vezes, nos pega de forma inesperada. Como uma onda, ela se aproxima e domina o corpo em minutos. O corpo entra em alerta, a respiração acelera e os músculos ficam mais tensos. A boa notícia é que existem caminhos que podem ajudar a retomar o controle e a calma, mesmo nos dias de maior estresse.
Selecionamos 5 técnicas simples e eficazes que ajudam a aliviar a tensão e trazer o foco de volta para o momento presente. Mas lembre-se: eles não substituem ajuda profissional! Se você se identifica com sintomas de ansiedade, busque um psicólogo ou psiquiatra para o tratamento adequado.
1. Respiração 4-7-8
Essa técnica respiratória consiste em: inspirar pelo nariz por 4 segundos; segurar o ar por 7 segundos; expirar lentamente pela boca em 8 segundos. O ritmo desacelera os batimentos cardíacos e acalma a mente. Pode ser feito deitado, sentado ou até mesmo antes de dormir. Repita o processo por, pelo menos, quatro vezes.
2. Relaxamento muscular progressivo
Tensão no corpo e ansiedade caminham juntas. Ao liberar os músculos, o cérebro também relaxa. Comece tensionando um único grupo muscular por 5 a 10 segundos, depois solte e sinta a diferença. Inicie pelos pés, seguindo pelas pernas, coxas, glúteos, abdômen, peito, braços, mãos, pescoço e rosto.
3. Respiração do Oceano
Antiga prática do yoga, essa técnica ajuda a silenciar a mente e aumentar a concentração. Para realizá-la, sente-se com a coluna ereta. Inspire pelo nariz e expire pela boca, contraindo levemente a garganta fazendo o som de "aaaah", como se estivesse sussurrando. Depois, feche os lábios e continue respirando com a garganta contraída, emitindo um som suave e contínuo.
4. Técnica dos cinco sentidos
Para trazer a mente de volta ao corpo e diminuir o estresse, a prática de explorar os cinco sentidos no "aqui e agora" é extremamente útil. Inicie sentindo seus pés tocarem o chão, sua textura e temperatura. Toque os objetos ao seu redor e perceba cada detalhe; caminhe descalço enquanto observa as cores, sons e cheiros à sua volta.
5. Escrita terapêutica
Se você gosta de se expressar por meio da escrita, essa técnica é ideal. Ela consiste em escrever livremente sobre sentimentos e experiências pessoais, sem exigir estrutura, coerência ou correções. Apenas pegue um papel, uma caneta e coloque para fora suas emoções e reflexões.