Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico explica 'vício' de Gracyanne Barbosa em atividades físicas: 'Obsessão'

Em entrevista à Contigo!, Dr. João Borzino fala sobre atividades praticadas excessivamente por Gracyanne Barbosa no BBB 25, inclusive no Quarto Secreto

5 fev 2025 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários
Gracyanne Barbosa continua com exercícios físicos até mesmo no Quarto Secreto
Gracyanne Barbosa continua com exercícios físicos até mesmo no Quarto Secreto
Foto: Reprodução/Globoplay / Contigo

Confinada no BBB 25, Gracyanne Barbosa não deixou de lado suas atividades físicas, mesmo com tantas situações acontecendo à sua volta no reality show da Globo. A musa fitness foi encaminhada para o Quarto Secreto, logo após a eliminação de sua dupla Giovanna Jacobina, e também não ignorou sua paixão pelos exercícios físicos. Em entrevista à Contigo!, o terapeuta Dr. João Borzino, explica os motivos para a influenciadora digital ser "viciada" na prática de musculação.

"A vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular, é caracterizada por uma obsessão em alcançar um corpo extremamente musculoso e definido. Esse comportamento pode estar associado a distorções da autoimagem, onde a pessoa nunca se vê suficientemente forte ou magra, apesar dos avanços físicos evidentes. Muitas vezes, essa compulsão está relacionada a fatores psicológicos, como baixa autoestima, necessidade de validação externa e perfeccionismo extremo. No caso de Gracyanne Barbosa, sua exposição pública e a pressão estética podem amplificar essa necessidade de controle sobre o próprio corpo", aponta.

Apesar disso, o especialista esclarece que o limite entre um hábito saudável e um vício está no impacto que esse comportamento causa na vida da pessoa: "Praticar exercícios regularmente é benéfico, mas quando a prática se torna excessiva a ponto de prejudicar relações sociais, saúde e bem-estar mental, já pode ser considerada um vício. Se a pessoa sente angústia extrema ao não conseguir treinar, ignora sinais de exaustão do corpo e prioriza os treinos sobre todas as outras atividades da vida, estamos lidando com um comportamento compulsivo".

"O termo 'vício' geralmente tem uma conotação negativa, pois está ligado à perda de controle sobre um comportamento. No caso da dependência de exercícios, os principais malefícios incluem lesões por esforço repetitivo, sobrecarga articular e muscular, desequilíbrios hormonais, além de impactos psicológicos como ansiedade, isolamento social e transtornos alimentares associados. A pessoa pode desenvolver uma relação destrutiva com a atividade física, enxergando-a como uma necessidade obsessiva, e não mais como algo prazeroso ou saudável", acrescenta.

O terapeuta ainda aponta que a saúde física e a saúde mental são diferentes, mas seguem interligadas. Ou seja, uma pessoa pode aparentar estar fisicamente saudável, mas enfrentar dificuldades emocionais e psicológicas. "No caso da vigorexia, mesmo que a pessoa tenha uma alimentação regrada e um corpo forte, o excesso de controle e a obsessão com a aparência podem indicar um transtorno. O mais importante não é apenas o corpo saudável, mas também uma mente equilibrada, que não dependa exclusivamente do exercício para se sentir bem consigo mesma", diz.

Dr. João Borzino ainda destaca que a compulsão alimentar e a obsessão por exercícios físicos se manifestam de formas opostas, mas que podem estar conectadas entre si. "Ambos os transtornos podem coexistir e estão ligados à imagem corporal distorcida, ao desejo de controle e a fatores emocionais profundos", finaliza.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gracyanne Barbosa 🥚 (@graoficial)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade