Hábito de higiene bucal diminui risco de AVC, diz estudo
Entenda como um simples hábito de higiene pode diminuir os riscos de AVC e outras doenças, segundo estudo
Escovar os dentes três vezes ao dia é uma ótima prática de higiene. Mas, de acordo com novo estudo, ainda não é suficiente. O uso regular do fio dental (pelo menos uma vez por semana), pode reduzir significativamente o risco de problemas graves de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas.
A pesquisa foi apresentada na International Stroke Conference, promovida pela American Stroke Association, em Los Angeles (EUA). O estudo acompanhou mais de 15 mil pessoas desde 1987 e trouxe resultados surpreendentes.
Pequeno hábito e seu impacto
Dentre os 6 mil participantes acompanhados por 25 anos, aqueles que usavam fio dental com frequência tiveram: 22% menos risco de AVC isquêmico; 44% menos risco de AVC hemorrágico; e 12% menos risco de fibrilação atrial (arritmia comum em idosos). Segundo pesquisadores, esse simples hábito de higiene pode ser um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.
Mas, afinal, qual é a relação entre a saúde bucal e o coração? Em entrevista ao Metrópoles, a dentista Giovanna Zanini explica que a boca está naturalmente cheia de bactérias. Quando não há boa higiene, essas bactérias podem provocar inflamações que se espalham pelo corpo.
"Bactérias e substâncias inflamatórias caem na corrente sanguínea e afetam os vasos e o coração. Já está bem estabelecido que doenças como gengivite e periodontite aumentam o risco de AVC e arritmias", disse. O fio dental, quando usado com regularidade, rompe esse ciclo de inflamação.
Como usar o fio dental corretamente?
Para aproveitar todos os benefícios, o uso do fio dental deve ser feito com cuidado:
- Enrole a maior parte nos dedos médios e deixe cerca de 5 cm entre eles;
- Insira suavemente entre os dentes, fazendo movimentos de vai e vem;
- Contorne o dente em formato de "C", alcançando suavemente a região abaixo da gengiva;
- Troque a parte usada do fio a cada dente para não espalhar bactérias.
Um aliado simples na prevenção
O neurologista Souvik Sen, da Universidade da Carolina do Sul e autor do estudo, reforça: o fio dental é subestimado, mas pode ser um verdadeiro escudo protetor da saúde. Escovar os dentes, embora essencial, não alcança o espaço entre eles - exatamente onde a placa bacteriana se esconde.
Embora o estudo tenha limitações (como o fato de os dados serem auto-relatados), os resultados trazem um lembrete poderoso: o cuidado com a boca vai muito além do sorriso. Incluir o fio dental na rotina é um gesto pequeno, mas com potencial de mudar a sua saúde no futuro.