Há muito tempo sabemos que carregamos DNA de Neandertal. Agora estamos percebendo suas implicações

Os genes do homem de Neandertal influenciaram aspectos físicos e fisiológicos da nossa existência

16 jun 2024 - 09h42
(atualizado em 17/6/2024 às 18h15)
Pixabay /Werner Ustorf (CC BY-SA 2.0)
Foto: Minha Vida

Que os humanos - em especial os europeus - carregam os genes de nossos antepassados Neandertais não é um mistério. Mas com o decorrer do tempo, vamos descobrindo quais funções esses genes desempenham em nosso corpo.

Dois novos estudos investigaram o legado que os genes do homem de Neandertal deixaram nos humanos modernos. O primeiro focou na fisionomia do nariz e concluiu que o tamanho desse atributo facial pode estar presente em genes de determinadas populações. O segundo trabalho científico observou que a herança genética dos genes de Neandertal também está relacionada a um aspecto fundamental de nossa saúde: o sistema imunológico.

Já um estudo mais recente foi realizado por uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade Cornell. Os autores do trabalho não só destacaram o fato dos genes neandertais desempenharem um papel importante no nosso sistema imunológico, mas também que, os genes mais modernos estão se deslocando pouco a pouco.

Saiba mais: O ser humano não foi feito para correr e, sim, para descansar: ao menos é o que diz professor de Harvard

Para o trabalho, os pesquisadores se basearam em dados genéticos do UK Biobank, onde obtiveram informações genéticas de quase 300 mil pessoas. Com isso, identificaram mais de 235 mil variantes genéticas de possível origem Neandertal, das quais, mais de 4.300 estariam ligadas a uma série de 47 características humanas, como nosso metabolismo, desenvolvimento e sistema imunológico.

...