Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ginseng Brasileiro: uma planta superpoderosa da nossa terra para melhorar a resistência física e mental

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por ginseng brasileiro, particularmente no Japão, onde os produtos naturais e fitoterápicos são muito valorizados

2 fev 2025 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários

Você já deve ter ouvido falar sobre o ginseng, essa plantinha tão famosa que cresce em várias partes do mundo. Ela é útil na medicina tradicional de várias culturas principalmente na asiática e americana. O que você não deve saber é termo "ginseng" se refere a diferentes espécies de plantas da família Araliaceae.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por ginseng brasileiro, particularmente no Japão, onde os produtos naturais são valorizados
Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por ginseng brasileiro, particularmente no Japão, onde os produtos naturais são valorizados
Foto: Canva/sasirin pamai's Images / Bons Fluidos

Os tipos de ginseng

Até o momento, os tipos de ginseng descobertos e amplamente utilizados são o Ginseng Asiático (Panax ginseng), Ginseng Americano (Panax quinquefolius), Ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus), Ginseng do Norte (Panax quinquefolius var. quinquefolius) e o Ginseng da Índia (Withania somnifera), mais conhecido como Ashwagandha. Mas, esse artigo se trata sobre o ginseng da nossa terra, o Ginseng Brasileiro de nome científico Pfaffia Paniculata.

Onde encontra-se o ginseng ?

Especialmente encontrada na região amazônica e em outros ambientes tropicais o cultivo do ginseng brasileiro requer cuidados especiais em relação ao solo, umidade e temperatura. A planta prefere solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, além de sombra parcial. Isso a torna adequada para áreas de florestas tropicais sendo cultivada em várias regiões do Brasil. As áreas principais oferecem um clima tropical e solos adequados como Minas Gerais, São Paulo e Paraná, onde o município de Querência do Norte, é o reduto da planta. Por seus 914 quilômetros quadrados repletos de terra úmida, a planta medicinal impera principalmente nas ilhas e várzeas do Rio Paraná. Este é o segundo maior rio da América do Sul, localizado bem próximo ao pequeno município com pouco mais de 12 mil habitantes.

Aí você deve estar se perguntando: "Se há um grande cultivo aqui, por que ainda não é popular no Brasil?". Eu te garanto que se fosse uma planta com propriedades emagrecedoras, as pessoas a conheceriam melhor. Mas a verdade é que os brasileiros infelizmente não valorizam o que vem daqui.

Aumento da demanda

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por ginseng brasileiro, particularmente no Japão, onde os produtos naturais e fitoterápicos são muito valorizados. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as exportações de ginseng brasileiro para o Japão começaram a crescer. Assim, alcançaram um valor de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão em 2022.

O ginseng coreano foi a primeira planta a ter o princípio de ação plenamente descrito pela ciência. Aproximadamente, nos anos 1970, observaram que ele aumentava o calibre dos vasos sanguíneos, mas os estudos continuam sem parar e as descobertas são muitas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece as propriedades restauradoras e estimulantes dos ativos encontrados no ginseng que, na verdade, formam o sistema de defesa da planta.

Propriedades do ginseng

Como você já deve saber pela minha coluna, cada planta possui seus agentes fitoquímicos, seus ativos, os principais compostos bioativos. A Pfaffia paniculata é rica em pfaffiocidos, onde estudos demonstram que estes têm efeitos adaptogênicos, ajudando o organismo a lidar com o estresse e a fadiga ao modular a resposta hormonal. Esses compostos também podem melhorar a resistência física e mental, tornando-se úteis para atletas e pessoas sob estresse.

As saponinas encontradas na planta são responsáveis por muitos dos seus efeitos terapêuticos pois atuam como imunomoduladores, ativando células do sistema imunológico como macrófagos e linfócitos, o que ajuda a fortalecer a resposta do corpo contra patógenos. Além disso, algumas saponinas têm mostrado propriedades anti-inflamatórias e anticâncerígenas.

Seus alcaloides como a trilobina podem ajudar a melhorar a função cognitiva e a memória, promovendo a neurogênese e a plasticidade sináptica. O ginseng brasileiro ainda é rico em flavonoides como kaempferol e quercetina, conhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a proteção celular e saúde cardiovascular e o ácido oleanólico com propriedades hepatoprotetoras e anti-inflamatórias, ajudando a proteger o fígado dos danos causados por toxinas e estresse oxidativo. Tá bom pra você?

Quais são as precauções?

Mas, também existem os poréns, os ginsengs em geral, que não apenas o brasileiro, não deve ser usado por grávidas, por quem sofre de hipertensão, taquicardia ou está na menopausa. Também não é indicado consumir mais do que 8 gramas e nem tomar por mais de dois meses seguidos. A planta ainda interage com antidiabéticos, anticoagulantes e estimulantes e em excesso, causa dor de cabeça, insônia e nervosismo.

Se você não fizer parte desses grupos, experimente uma infusão usando uma colher de sobremesa da raiz fatiada em uma xícara de água. Tome uma xícara pela manhã, em jejum, e outra à tarde ou procure as cápsulas de extrato em farmácias de manipulação.

Quais os benefícios?

Finalizando, o ginseng brasileiro tem um sabor mais suave e menos amargo em comparação com seus concorrentes asiáticos e americano, tornando-o mais palatável para alguns consumidores. Estudos ainda indicam que o ginseng brasileiro apresenta menos efeitos colaterais associados em comparação com o ginseng asiático, que pode causar problemas como insônia e agitação em algumas pessoas.

Por fim, o ginseng brasileiro demonstrou potenciais benefícios adaptogênicos que podem ser mais pronunciados para lidar com o estresse emocional e físico, como evidenciado por estudos que mostram sua capacidade de melhorar a resistência e a recuperação após esforços físicos.

Vamos valorizar o que é nosso!

Muita saúde para nós!

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade