Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Frio: mitos & verdades

Compartilhar

Sentimos mais sono quando está frio? Por que se come mais no inverno? Mulher é mais friorenta que homem? E cachorro, precisa de roupinhas quentes? É verdade que nessa época do ano ficamos mais deprimidos? Veja aqui o que é verdadeiro e o que é falso quando o termômetro desce.

Ficamos mais tristes quando está frio?
Ficamos mais tristes quando está frio?
Foto: Getty Images

Ficamos mais sonolentos quando está frio?

Sim. Sair debaixo dos cobertores e edredons quentinhos já não é muito agradável, mas a sonolência se dá por causa da diminuição da luminosidade que acontece no inverno. O ciclo do sono é influenciado pela luz do sol, que regula a produção da melatonina, hormônio estimulado pela escuridão. Como no inverno escurece mais rápido, produzimos mais melatonina. É o excesso dela que dá mais soninho...

Bebidas alcoólicas esquentam?

Não. O fluxo sanguíneo aumenta por causa da vasodilatação que o corpo sofre com o álcool circulando pelas veias. Isso dá uma sensação de calor, mas é temporária.

Temos mais fome no inverno?

Sim. O corpo precisa de gordura para se manter aquecido, então, no frio, o apetite aumenta. Mas vale lembrar que mesmo o organismo pedindo mais comida, há riscos de se ganhar uns quilos a mais.

Ficamos mais tristes quando está frio?

Sim. Isso porque há indícios de que a melatonina também esteja relacionada à depressão. Onde há pouca luz, produz-se mais esse hormônio. Além disso, quando está frio ficamos mais introspectivos e caseiros. Existe até uma depressão de inverno, causada pelo cansaço e pelo isolamento social.

O desejo sexual diminui no frio?

Não, a libido não tem nada a ver com o clima. O que regula esse desejo é a parte emocional e biológica do corpo humano. De qualquer forma, evite pijamas desengonçados para seu parceiro (a) não desistir da empreitada.

Fazemos mais xixi no frio?

Sim. Como transpiramos menos no inverno, o rim e a bexiga precisam trabalhar mais para eliminar líquidos. A urina aumenta.

Bebês sentem mais frio?

Não. Mas os recém-nascidos precisam estar com cabeça, mãos e pés cobertos, pois perdem mais calor que os adultos, devido ao mecanismo de controle de temperatura ser ainda imaturo.

Idosos sentem mais frio?

Sim. Idosos têm pele mais fina e sua circulação tende a não ser tão boa quanto nos jovens.

Problemas respiratórios aumentam?

Sim, poluição, ar frio e seco, ambientes fechados e roupas guardadas há tempos contribuem para a piora do sistema respiratório.

Por que sentimos mais frio nos pés e nas mãos?

Com o inverno o sangue se concentra para aquecer os órgãos vitais que ficam na cabeça e no abdômen: cérebro, coração, rins, pulmão. O fluxo de sangue diminui nas extremidades, deixando mãos e pés gelados.

Por que a pele fica ressecada?

As glândulas sebáceas (que produzem oleosidade na pele), são removidas durante o banho quente, o que facilita a evaporação da água na epiderme.

É melhor fazer cirurgias no inverno?

Sim. O pós-operatório pode ser mais confortável para usar cintas e meias elásticas. No inverno as cicatrizes também ficam mais protegidas da exposição do sol.

É bom cobrir gaiolas de passarinhos no inverno?

Sim. Pássaros sentem frio e quando estão na natureza, se protegem no meio das árvores. Para não ficarem expostos ao vento e frio, leve a gaiola para um local fechado.

Regar plantas no frio queima as folhas?

Não. O que queima as plantas é a geada. Mas no frio as plantas devem ser regadas em menor quantidade: seu metabolismo diminui.

Cachorro precisa de roupa?

Sim, mas apenas se for acostumado com isso.Ou se estiver tosado, não importando a cor, raça ou pelagem.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra