Frases proibidas: se você é avô ou avó e cuida dos seus netos, tente não dizer essas seis coisas a eles
Especialistas afirmam que os avós não devem discutir a criação dos filhos nem os limites estabelecidos pelos pais.
Os avós costumam ser aqueles que mais mimam, que estão sempre prontos para dar uma mãozinha com os netos... Aliás, há estudos que indicam que avós que cuidam dos netos têm uma expectativa de vida até cinco anos maior — e isso também traz muitos benefícios.
Mas, às vezes, por conta das diferenças geracionais ou da experiência de vida, que pode levar a uma postura mais ousada, os avós acabam fazendo comentários que deveriam ser evitados. Vamos deixar claro: isso é algo que especialistas apontam. Neste artigo do HuffPost, Ann-Louise Lockhart, psicóloga infantil e presidente da A New Day Pediatric Psychology, em San Antonio, afirma que "às vezes, comentários não intencionais ou mesmo bem-intencionados de um avô podem criar um ambiente no qual os netos se sintam desconfortáveis ou inseguros".
Existem pesquisas sobre os conflitos que podem surgir entre pais e avós e suas consequências. Por exemplo, neste estudo realizado pela Universidade de Michigan, especialistas destacam que:
- Quatro em cada dez pais relatam desentendimentos com os avós sobre disciplina, alimentação, uso de telas e outras decisões parentais.
- Entre os pais que pediram aos avós mais consistência nas decisões parentais, 17% disseram que o pedido foi recusado.
- Os pais tendem a limitar o tempo que os filhos passam com avós que não respeitam suas decisões.
...
Veja também
A geração beta viverá como as crianças dos anos 50 e os pais não poderão fazer nada a respeito