PUBLICIDADE

Francielle Mattos abre jogo sobre maternidade e vida de atleta

Em entrevista ao Alto Astral, a tricampeã Wellness do Mr. Olympia falou sobre como é conciliar seu lado mãe e seu lado fisiculturista; confira

12 dez 2023 - 09h01
(atualizado às 22h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A vida de tricampeã mundial e a maternidade parecem ser atividades um tanto difíceis de serem conciliadas. Mas, para Francielle Mattos, esses são títulos que a vencedora do Mr. Olympia na categoria Wellness ostenta com muito orgulho.

Na última segunda-feira (04), a atleta da Integralmedica participou de uma coletiva de imprensa em São Paulo e o Alto Astral acompanhou tudo de pertinho. Confira!

Francielle Mattos esteve em São Paulo em dezembro para uma coletiva de imprensa com jornalistas –
Francielle Mattos esteve em São Paulo em dezembro para uma coletiva de imprensa com jornalistas –
Foto: Loyane Lapa / Alto Astral

Inspiração dentro e fora do esporte

Francielle Mattos ressalta que o esporte veio para transformar sua vida. Apesar de ser uma atleta de elite atualmente, seu primeiro contato com o mundo fitness aconteceu através da musculação.

"Eu comecei a praticar musculação após ter minha primeira filha devido a uma depressão pós-parto, então não tinha nada a ver com o físico ou com querer ser atleta. Mas foi esse estilo de vida que me tornou a atleta que sou hoje. Eu me apaixonei pela disciplina e pela rotina", declarou a tricampeã.

Desde que a categoria Wellness foi incorporada ao Mr. Olympia, Francielle foi campeã em todas as edições. Por isso, a atleta também falou do seu legado dentro, mas principalmente fora dos palcos, ao falar com outras mulheres.

"É maravilhoso impactar a vida das pessoas! Hoje, 95% das mulheres que me seguem nas redes sociais não são atletas, mas sim mães e mulheres que querem mudar o seu físico e melhorar sua autoestima. Para mim, isso é o mais gratificante: poder trazer mulheres do sedentarismo para uma sala de musculação."

Orgulho de ser mãe

Francielle Mattos também frisou o quanto ama a maternidade e o quanto se importa em ser uma referência para os filhos. "Ser uma atleta de sucesso e inspirar pessoas é incrível, mas saber que meus filhos me tem como um exemplo e inspiração, pra mim eu venci", afirmou em entrevista.

A fisiculturista optou por ser mãe integralmente durante a infância dos filhos e assume que isso fez diferença na criação deles.

"Minha preocupação sempre foi a de ser uma mãe presente. Quando a minha filha mais velha nasceu, eu falei: 'eu quero ficar em casa. Eu quero que a educação dos meus filhos seja boa. Eu quero que meus filhos tenham tempo de qualidade comigo'. Foi realmente uma opção e hoje foi a melhor escolha da minha vida, porque meus filhos são incríveis e eu tenho muito orgulho deles."

Conselho para as gerações futuras

Francielle Mattos também assume ter muito orgulho de ser Wellness. Essa é uma categoria de bodybuilding que se popularizou no Brasil e, por isso, tem uma maior dominância por atletas brasileiras em competições internacionais.

Para competir, é necessário alcançar um padrão de baixa gordura com medidas proporcionais, mantendo curvas e traços femininos. Além disso, essa é uma categoria de fisiculturismo que valoriza o desenvolvimento de coxas e glúteos.

Francielle Mattos no palco do Mr. Olympia em 2023 –
Francielle Mattos no palco do Mr. Olympia em 2023 –
Foto: Instagram / @franciellemattos / Alto Astral

Para quem deseja competir, Francielle deixa uma série de dicas e conselhos úteis. "Vejo muitas meninas sem saber como começar, então acho que o primeiro passo é entender que este é um esporte de longo prazo. Às vezes, as pessoas não entendem que existe uma caminhada", esclarece a atleta.

E a tricampeã complementa: "É claro que um troféu é maravilhoso, mas quando você pega o troféu na mão, tudo que vem à mente é a trajetória e tudo que você passou para chegar até lá".

Por isso, seu maior conselho para quem quer iniciar a vinda nas competições é: aprenda a desfrutar do processo. "Eu falo que as pessoas veem somente 1% do que é um atleta no palco, porque um atleta é muito mais do que um físico e uma pose. Aprenda a amar a jornada, porque é isso que importa no final", ressalta.

A atleta também reforça a importância de contar com uma boa equipe. "Tenha sempre bons profissionais ao lado. Faz toda diferença ter pessoas que se preocupam com a sua saúde e com o seu mental. Portanto, escolha pessoas que realmente queiram o seu bem", finaliza Francielle Mattos.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade