PUBLICIDADE

Férias escolares: 7 dicas para manter a casa organizada

Arquiteta revela formas de facilitar a limpeza e a organização da casa com a chegada das férias escolares

8 dez 2023 - 15h01
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Manter a casa sempre limpa e organizada durante as férias escolares pode ser um grande desafio, não é mesmo? Afinal, com as crianças em casa a maior parte do tempo, fica mais difícil deixar tudo em ordem. 

As férias desafiam os pais com a organização da casa -
As férias desafiam os pais com a organização da casa -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Mas, embora a tarefa pareça complicada, é possível manter a casa organizada, viu? Abaixo, a arquiteta Patrícia Miranda, à frente do escritório Raízes Arquitetos, separou 7 dicas que podem ajudar a organizar a casa nestas férias escolares.

1. Espaço multiuso

Invista em espaços multiusos equipados com móveis que tenham gavetas, nichos ou prateleiras, que ajudem a manter os brinquedos organizados e ao alcance das crianças. 

2. Estabeleça limites

Estabeleça zonas distintas de atividades em ambientes compartilhados, depois organize horários para estudo e brincadeiras. Isso tudo é importante para a rotina das crianças nas férias. 

3. Facilite a limpeza

Escolha móveis com materiais duráveis e que facilitem a limpeza da casa. Estofados feitos a partir de couro sintético e os pisos de madeira, vinil e porcelanato tornam a faxina mais simples. 

4. Invista em prateleiras

As prateleiras são elementos essenciais na decoração do quarto infantil, pois auxiliam na organização dos brinquedos e outros objetos das crianças. 

5. Envolva as crianças

Além disso, é importante envolver as crianças nas tarefas de organização e limpeza. Incentive seu filho (a) a guardar os próprios brinquedos e a contribuir com a realização de pequenas tarefas domésticas. 

6. Guarde os produtos de limpeza

Tenha os produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos! Na área de serviço, priorize armários mais altos ou com portas pesadas para mantê-los longe de materiais que causam danos à saúde infantil. 

7. Decoração funcional

Aposte em caixas organizadoras decorativas, cestas ou móveis que mesclem função e estética. De acordo com a arquiteta, isso ajuda a manter a ordem enquanto complementa o design da casa. 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade