PUBLICIDADE
AO VIVO
Estreia do 'Paris É Delas' debate presença feminina nos Jogos Olímpicos 2024

Quer engravidar em 2024? Saiba o que fazer para se preparar

Especialista explica os principais cuidados para se preparar para uma gestação e conseguir engravidar no próximo ano

12 dez 2023 - 11h01
(atualizado às 21h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um levantamento divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do ano passado, revelou que o número de mulheres que tiveram filhos depois dos 35 anos saltou de 9,1%, em 2000, para 16,5%, em 2020, ou seja, quase duplicou em 20 anos.

Planeje-se para conseguir engravidar em 2024 -
Planeje-se para conseguir engravidar em 2024 -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Os dados foram levantados com base no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus). Eles mostram que a maternidade no Brasil vem sendo um plano cada vez mais tardio entre as mulheres. 

Mas, para aquelas que não desejam mais adiar o sonho de ser mãe e decidiram que querem engravidar em 2024, a preparação do corpo e da mente é essencial para evitar problemas que podem afetar a gestação e o bebê. 

"As condições física e psicológica andam juntas no processo de reprodução, por isso é importante garantir que estejam saudáveis para a gravidez", explica o médico Luiz Fernando Pina, especialista em reprodução humana e endometriose.

Para ajudar as mulheres que querem engravidar no próximo ano, o profissional separou três cuidados considerados fundamentais para se preparar para uma gravidez. Confira!

1. Check-up ginecológico

Fazer um check-up ginecológico é um cuidado importante para conseguir engravidar. "Saber o status da saúde é fundamental para tratar possíveis problemas silenciosos que dificultam a gravidez, por isso realizar exames de rotina e específicos deve ser o primeiro passo", explica Pina.

2. Atividade física

A prática regular de atividade física previne doenças crônicas e ajuda a controlar o peso, que pode dificultar a gravidez. "Quem não é sedentária tende a ter mais chances não só de engravidar, mas de ter uma gestação saudável", reforça o especialista. 

3. Leitura e pesquisa

De acordo com o médico, ler, pesquisar e assistir vídeos de fontes especialistas é importante no processo pré-gravidez. Isso ajuda a se certificar que é o momento ideal de vida para a gravidez. 

"A partir de uma avaliação multidisciplinar, em alguns casos pode ser recomendado o congelamento de óvulos para possibilitar a gravidez um pouco mais tarde", finaliza Pina.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade