Este especialista em plantas alerta: "Se você tem um limoeiro, nunca deve deixar esses brotos crescerem"
Ele explica a razão pela qual cortar os brotos nessa área é fundamental para que a árvore cresça forte, saudável e dê frutos mais cedo
Ter um limoeiro no jardim é um pequeno luxo doméstico: ele proporciona sombra, ilumina o quintal e produz limões sem precisar ir ao supermercado. É também uma das árvores frutíferas mais populares porque cresce rápido e requer pouca manutenção. Mas há um erro silencioso que pode arruinar tudo se não for corrigido a tempo: deixar a planta errada brotar.
O especialista em jardinagem Franco Masferrer — responsável pela conta explica sem rodeios: "Se você tem um limoeiro, nunca deve deixar esses brotos crescerem".
Leia também: Fertilizante para fazer seu limoeiro explodir de frutos com apenas um resíduo orgânico de cozinha
Eles tiram a força da planta
O especialista refere-se aos caules que aparecem na base do tronco ou dos galhos principais. São brotos vigorosos, mas inúteis, que acabam por privar a parte enxertada e produtiva da árvore.
O motivo é simples: a maioria dos limoeiros vendidos em viveiros é enxertada. Ou seja, a base pertence a uma espécie muito resistente, e a variedade que produzirá os limões que realmente desejamos é enxertada nela.
Essa combinação permite que a planta cresça rapidamente, resista a mudanças de temperatura e produza frutos em menos tempo do que se fosse cultivada a partir de sementes, a menos que sua força seja enfraquecida por boicotes dos quais desconhecemos.
...
Veja também
Limonada especial com gosto de sorvete de limão: fácil de fazer e cremosa como uma sobremesa