Esse hábito "inocente" que todo mundo faz pode causar caspa, fungos e até a queda do seu cabelo
Uma prática cotidiana pode desregular a microbiota do couro cabeludo e favorecer problemas difíceis de controlar
Mesmo em dias quentes ou quando o tempo está curto, secar os cabelos antes de dormir é uma atitude essencial para o bem-estar. Embora pareça um hábito indefeso, o simples ato de deitar com as madeixas molhadas ou úmidas afeta significativamente a estrutura capilar, danificando os fios e prejudicando a aparência do cabelo.
Além disso, dormir com o cabelo molhado pode trazer alguns malefícios para o couro cabeludo e até mesmo para outros aspectos da saúde. Portanto, confira a seguir os principais problemas que podem surgir ao manter esse hábito no seu dia a dia:
1. Aumenta as pontas duplas
Segundo a dermatologista e tricologista Joana D'Arc Diniz, dormir com o cabelo molhado é capaz de amplificar as pontas duplas. A especialista explica que o atrito dos fios úmidos com o travesseiro intensifica e contribui para o rompimento da haste capilar.
"Cabelos que já foram expostos a químicas sofrem ainda mais devido às cutículas, medula e córtex fragilizados pelos produtos", acrescenta a médica. Vale destacar que cabelos finos ou crespos também são mais propensos a danos por atrito em razão da estrutura dos fios.
2. Piora quadros de doenças respiratórias
...
Veja também
Sinusite: saiba os sintomas, os tratamentos e se tem cura
Dermatite seborreica: o que é, causas e tratamento
Rinite alérgica: sintomas, causas e tratamentos eficazes
Rinite: o que é, sintomas, causas e tratamentos
Rinite não alérgica: o que é, sintomas e como tratar
Sinusite alérgica: conheça 11 sintomas, causas e tratamentos