Equilíbrio nas refeições: receita de saúde
A alimentação é fundamental para a manutenção da saúde, em qualquer idade. E quando este é o assunto, equilíbrio é a palavra-chave. Afinal de contas, em qualquer situação, o exagero sempre traz conseqüências perigosas para a saúde.
» Leia também: Ajude seu pai a manter a saúdeAcompanhe aqui oito dicas para uma dieta e um comportamento alimentar mais saudáveis. Para conselhos mais específicos ou completos, procure um nutricionista.
1)O primeiro passo para uma alimentação equilibrada é dividi-la em três refeições principais e três lanches intermediários ao longo do dia.
2)Na hora das refeições, o ideal é estar em um lugar tranqüilo e sem pressa. Você deve se preocupar apenas com a sua refeição. Mastigue várias vezes aquilo que está comendo, para facilitar a digestão e também fazer com que se sinto saciado com menos comida.
3)A refeição deve começar pelas saladas cruas, que além de conterem fibras, diminuem a sensação de fome e evita que você avance desesperado para cima dos pratos quentes, os mais pesados.
4)Não se deve beber durante as refeições, pois as bebidas dilatam o estômago, principalmente aquelas com gás.
5)Mas é importante beber muita água nos intervalos das refeições, para manter limpo o organismo e ajudar na manutenção das principais funções.
6)Cuidado com o açúcar, que é muito calórico e não traz benefício à saúde. Diminua o consumo desse item e procure aumentar o de fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal.
7)Se você precisa reduzir as calorias ingeridas, procure substituir produtos comuns por lights ou desnatados. No caso dos queijos, substitua os amarelos (prato, muzzarela, provolone) pelo magros (queijo branco, ricota).
8)Quanto ao cardápio principal, prefira as carnes magras, os peixes e as aves sem pele e diminua o consumo de massas, pães e doces. Na hora de fazer aquele assado, cozido ou grelhado, uso pouquíssimo óleo e fuja da gordura.