PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

“É uma responsabilidade enorme”, diz Paulo André sobre ser influenciador

Ex-BBB soma 10 milhões de seguidores no Instagram, e está no ranking global de atletas mais influentes da internet

12 set 2022 - 13h27
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 10 milhões de seguidores apenas no Instagram, o velocista Paulo André Camilo tem experimentado a popularidade pouco comum em relação aos seus colegas de pista. Não à toa: é um dos maiores recordistas mundiais no atletismo quando o assunto é redes sociais. Maior que ele, apenas lendas como Usain Bolt (11,6 milhões).  

P.A. é Campeão Mundial do Revezamento 4x100 em 2019
P.A. é Campeão Mundial do Revezamento 4x100 em 2019
Foto: Diogo Brum/Nike

Campeão Mundial do Revezamento 4x100 em 2019 e semi-finalista nos 100m nas Olimpíadas de Tóquio 2021, Camilo, no entanto, ganhou mesmo o Brasil depois que se tornou vice-campeão do BBB 2022. De lá para cá, o atleta tem se dividido entre as pistas e outros compromissos ligados a universos tão distantes quanto impulsionadores para seu protagonismo meteórico: em menos de um ano já flertou com a moda, música, estampou capas de revistas e marcou presença em dezenas de programas de TV.  

“É uma responsabilidade enorme toda essa visibilidade. Mas tudo tem seu lado bom e ruim. Procuro minimizar os erros e usar esse recurso para coisas positivas”, revelou o atleta em entrevista exclusiva ao Terra. P.A., como se tornou conhecido depois do BBB, esteve na cidade de São Paulo para o lançamento oficial do AlphaFly Next% 2, tênis de alta performance da Nike, marca da qual é patrocinado desde 2015. 

O velocista Paulo André Camilo
O velocista Paulo André Camilo
Foto: Diogo Brum/Nike

“Recordes foram feitos para serem batidos. Todo suporte que o atleta puder ter dentro das regras é muito bem-vindo”, comentou sobre a nova tecnologia do tênis, que conta com uma placa de carbono propulsora que dá mais retorno de energia e velocidade tanto para atletas profissionais quanto amadores. A primeira versão do calçado foi usada pelo queniano Eliud Kipchoge em Viena, na Áustria, em 2019, para o Desafio Ineos 1:59. Na ocasião, o maratonista fez história depois de ser o primeiro homem a percorrer os 42km195m da maratona abaixo das 2 horas. O maratonista fechou a distância em 1h59m40s: saiba mais! 

Falando ainda sobre sua popularidade, e como ela tem sido convertida para a exposição do esporte, P.A. lamenta que o atletismo tenha pouca visibilidade no Brasil, mas que é otimista diante da missão de apresentar o esporte para mais pessoas. “Estou muito feliz por ter esse leque de oportunidades em diversos segmentos. Meu pai fala muito sobre isso e concordo: hoje eu sou uma empresa, preciso selecionar bem as marcas e parceiros que vou me relacionar para que eu tenha uma longevidade do que eu plantei no programa. E para que  eu consiga me conectar com as pessoas e áreas do meu interesse, como música e moda, além de obviamente o esporte”. 

Com uma rotina de treinos ainda longe do alto nível desejado, P.A. admite a dificuldade de conciliar os compromissos de artista, influenciador e atleta, já que todas “exigem muito esforço mental e físico”. Mas, aos poucos, as agendas começam a bater. “Uma hora vou voltar a treinar em alto nível e ter forma física máxima para voltar as pistas”.  

Sem estabelecer data específica para seu retorno, Camilo tem evitado mais pressões e especulações. Muitos o aguardavam por exemplo, para o Troféu Brasil, em junho, e para o Mundial de Atletismo, em julho, o que não aconteceu. Apesar do mistério, o atleta dá algumas pistas de seus objetivos: “há competições-chave que tenho interesse em alcançar, como o Campeonato Pan-Americano do ano que vem, e lógico, as Olimpíadas de Paris”. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade