Dormir depois das 22h pode danificar seu organismo, segundo a ciência. "Você perde a janela de ouro", diz médica
Dormir cedo ajuda na produção de hormônios, fortalece a imunidade e melhora o metabolismo, segundo especialistas.
Cada vez mais estudos mostram que adiar a hora de dormir pode fazer muito mais mal do que parece — especialmente se você costuma dormir depois das 22h. Segundo a médica Dra. Marianna Magri, esse é justamente o horário em que se inicia o chamado "período de ouro" do sono, uma janela crítica para a regeneração hormonal e a desintoxicação do organismo. "Você perde a janela de ouro", alerta a especialista.
Não adianta tentar compensar dormindo até mais tarde: o nosso corpo segue um ritmo natural — o chamado relógio biológico — que regula funções essenciais como metabolismo, apetite, humor e até a imunidade.
Por que dormir depois das 22h faz tão mal à saúde?
Pode parecer inofensivo ficar acordado até mais tarde, seja para maratonar séries, terminar tarefas ou simplesmente ter um tempo a mais para relaxar. Mas, segundo a Dra. Marianna Magri, em entrevista ao portal Em Foco, esse hábito pode prejudicar — e muito — funções vitais do organismo. Em seu perfil no Instagram, ela alerta: ir para a cama depois das 22h compromete o chamado "período de ouro" do sono, fundamental para a regeneração hormonal e a desintoxicação do corpo.
...
Veja também
O que significa quando uma pessoa tem muito sono, segundo o exame de sangue?
Acordou cansado? Pesquisadores indicam 4 fatores que influenciam no sono
Responda ao questionário e descubra qual o seu cronotipo para dormir melhor