Valter Longo, especialista em longevidade, fala alto e bom som: "Como dizem que é bom, você come até cinco frutas por dia e acaba se empanturrando de açúcar"
Frutas são saudáveis, mas exagerar pode não ser a melhor escolha. Quem nunca ficou na dúvida sobre a quantidade certa no dia a dia?
Há algum tempo, circulam nas redes sociais alegações de que frutas fazem mal à saúde porque contêm açúcar ou não nutrem, gerando medo em relação a elas apesar das inúmeras evidências científicas sobre os benefícios que trazem para a nossa alimentação. E não são poucas: existem muitas pesquisas mostrando que as frutas são saudáveis, inclusive ajudando na perda de peso, mesmo com o seu teor natural de açúcar.
De acordo com um relatório da OMS e da FAO, o consumo de cinco porções diárias de frutas e vegetais é recomendado para prevenir doenças. A ideia é tão difundida que já é conhecida por todos, mas um estudo da University College London sugere aumentar essa quantidade para dez porções, a fim de reduzir de forma significativa o risco de morte prematura. No entanto, o renomado especialista em longevidade e biogerontologista Valter Longo afirma que essa recomendação tem sido mal interpretada e que consumir tantas frutas pode não ser tão saudável assim.
...
Veja também
Frutose: saiba o que é e se faz mal para a saúde
Consumo de sucos de fruta pode causar obesidade e hipertensão
Consumo de frutose pode aumentar as chances de diabetes