PUBLICIDADE

Qual a forma correta de cortar carne? Veja dicas

Para a sua carne do almoço ou do churrasco ficar ainda mais macia, siga essas dicas e descubra a forma correta de cortar a peça

10 abr 2024 - 13h00
(atualizado em 11/4/2024 às 01h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Descubra a forma correta de cortar carne
Descubra a forma correta de cortar carne
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Você tem o costume de fazer bastante carne para o almoço ou mesmo preparar um churrasco de vez em quando? Se sim, provavelmente tem sempre a intenção de que a peça fique o mais macia possível, não é mesmo? E uma das coisas importantes que você precisa saber para isso é qual a forma correta de cortar a carne.

Isso porque um corte incorreto pode prejudicar um pouco a textura da proteína, até mesmo se ela for mais nobre. Ou seja, vai acabar se tornando um desperdício comprar uma carne melhor para deixá-la dura por não a fatiar corretamente.

Nada de carne que parece um chiclete! Descubra a seguir dicas para cortar a proteína de maneira que ela fique ainda mais macia e saborosa:

Corte no sentido correto

A forma certa de cortar a carne é no sentido contrário das fibras. Isso faz com que ela fique mais macia e ainda evita que ela encolha no fogo. Já o corte a favor da fibra pode fazer com que você precise mastigar com bastante força o alimento.

Vale lembrar que essa técnica só é necessária na carne de boi. Essa questão está ligada à força que esse animal faz para se locomover, então os músculos que têm relação com a tração do animal (o lagarto, o peito, o acém e o coxão duro, por exemplo) vão ficar melhores se fatiados dessa forma.

Em outros pedaços do boi, que não fazem parte da locomoção do animal, como o filé-mignon, isso já não faz tanta diferença. Todavia, não faz mal continuar usando a técnica nesses cortes.

Mas como saber o sentido da fibra da carne?

As fibras da carne são aquelas linhas em sua superfície. Em alguns cortes, é mais fácil enxergá-las - é o caso da fraldinha. Dessa maneira, se as linhas estiverem na horizontal, por exemplo, seus cortes devem ser na vertical. Com isso, você rompe as fibras e a pessoa que for comer não vai precisar fazer tanta força com os dentes.

Geralmente, é mais simples de identificar as fibras na carne crua. Além disso, existem peças (como a alcatra) nas quais há diferentes músculos com diversos sentidos de fibras. Aí, é preciso separar cada um deles antes de fazer os cortes.

Afie bem a faca

Não é só o sentido do corte que importa - a faca também deve estar bem afiada. A forma mais profissional de fazer isso é usando um utensílio chamado chaira. Porém, dá para usar truques caseira que utilizam copos ou até papel-alumínio para esse trabalho.

No caso do papel-alumínio, você deve dobrar a folha algumas vezes e, com a faca deitada, passar os dois lados da lâmina nele.

O ponto também é importante

Você sabia que o ponto da carne também facilita o corte e a mastigação? Quando uma peça passa do ponto, as fibras endurecem. Assim, pesquise antes qual o ponto certo daquele preparo.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade