Polvo fresco servido mexendo tentáculos mata seis pessoas por ano; entenda
Prato típico coreano deve ser ingerido com cuidado para não grudar na boca e gargante, o que pode causar sufocamento
O san-nakji, prato típico coreano, serve um polvo fresco à mesa com os tentáculos ainda se contorcendo.
Apesar de já estar morto, o polvo fresco mantém sua atividade nervosa dos tentáculos e ventosas em movimento, o que pode oferecer alguns riscos a quem o ingere. O san-nakji tem uma textura emborrachada e costuma ser servido com óleo de gergelim, sementes de gergelim e gengibre.
Ele pode grudar na língua, em outras partes da boca e até mesmo na garganta, a parte mais perigosa, pois pode causar um sufocamento. Por conta disso, a recomendação é mastigá-lo bastante antes de engolir, já que, segundo a revista americana Food & Wine, seis pessoas morrem por ano por engasgos ou asfixia.
Em outubro deste ano, um coreano de 82 anos sofreu uma parada cardíaca enquanto engasgava após comer o polvo que se mexe.
O caso mais conhecido, de acordo com a CNN, foi chamado de “assassinato do polvo”. Na ocasião, um homem sul-coreano foi condenado à prisão perpétua em 2012 por supostamente ter matado a sua namorada e alegado que foi um acidente causado ao ingerir o san-nakji. Ele foi absolvido pelo Supremo Tribunal em 2013 por evidências insuficientes.