Isso é o que acontece com a sua barriga quando você deixa de pôr o feijão de molho
Nutricionista faz um alerta sobre os riscos e compartilha algumas dicas para quem precisa cozinhar o feijão em pouco tempo
Você costuma sentir a sensação de estufamento e sua barriga fica mais saliente após as refeições? Esse pode ser um forte indício de que você está se esquecendo de um passo muito importante no preparo do feijão: deixá-lo de molho horas antes do cozimento.
Ao MinhaVida, Tatiane Schallitz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideiais e especialista em comportamento alimentar, explica que é comum que o consumo do feijão que não foi devidamente deixado de molho gere desconfortos digestivos, como inchaço e gases.
"Isso ocorre devido à presença de fitatos e oligossacarídeos. Sem o remolho, esses compostos permanecem em maior quantidade, dificultando a digestão e podendo levar à fermentação intestinal excessiva. Fora disso, os fitatos podem prejudicar a absorção de minerais importantes, como ferro, zinco e cálcio".
Além do inchaço e do excesso de gases, a especialista destaca que o feijão sem remolho tende a dificultar a digestão, causar fermentação intestinal excessiva e impactar a absorção de minerais, como ferro, cálcio e zinco.
"Isso pode comprometer a nutrição a longo prazo. Para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO), o feijão pode ser um gatilho para crises, agravando sintomas como distensão abdominal, dor e alteração do trânsito intestinal", alerta.
Leia também: 3 leguminosas ricas em proteína (e a primeira vai te surpreender!)
...
Veja também
Gases (flatulência): sintomas, o que causa e como eliminar
Como substituir o feijão: 4 opções semelhantes para variar o cardápio
Esse chá leva apenas 1 ingrediente e tem o poder de deixar a pele lisa e jovial
Mantenha longe! Essas frutas e legumes fazem outros vegetais por perto estragarem mais rápido