Devemos lavar o frango? Nutricionista responde!
Apesar de parecer um ato seguro, a higienização pode aumentar as chances de contaminação
Devemos ou não lavar o frango antes do preparo? Este é um dilema que costuma dividir opiniões, visto que muitas pessoas mantêm o hábito de fazer a higienização do ingrediente na intenção de livrá-lo de possíveis micro-organismos nocivos.
No entanto, é importante saber que o ato de lavar o frango pode gerar um efeito totalmente contrário, podendo influenciar na proliferação de bactérias e causar doenças, como intoxicação alimentar.
Leia também: Pesquisa aponta erros na cozinha que trazem riscos à saúde
Quando o frango deve ser lavado?
De acordo com Cynthia Howlett, nutricionista clínica e especialista em Psiconutrição, não se deve lavar a carne de frango em nenhuma hipótese para garantir segurança.
"Lavá-lo não é uma forma de limpá-lo, já que fazendo isso, os riscos de contaminação por bactérias vindas da água corrente tendem a aumentar. Além disso, durante a lavagem, é comum que as bactérias presentes se espalhem nos utensílios da cozinha através de respingos"
Fora o risco de contaminação, a lavagem pode retirar parte dos nutrientes do frango, podendo também interferir no resultado da cocção, deixando-o com uma textura mais seca e endurecida.
Vale ressaltar que os demais tipos de carnes, como a carne vermelha, de peixe ou de porco, também não devem ser lavados pelos mesmos motivos.
Leia também: Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Como lavar o frango de forma segura?
...
Veja também
Poucas pessoas sabem, mas a forma como você corta o frango muda completamente a textura da car