Cultivamos alface no espaço há anos. Agora descobrimos que eles têm mais probabilidade de nos deixar doentes
Os vegetais cultivados em microgravidade não conseguem se defender bem contra a Salmonela
Más notícias para os astronautas que costumam comer de forma saudável. Isto é, para todos os astronautas. Há três anos, os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional comem vegetais que eles mesmos cultivam em microgravidade: alface, pimentões, rabanetes e muito outros. O problema é que as saladas espaciais não são tão seguras para comer quanto pensávamos.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Delaware descobriu que alface e outros vegetais cultivados em microgravidade são mais propensos à contaminação por bactérias como a Salmonela.
O estudo financiado pela NASA mostra que, em condições de microgravidade, as plantas tendem a abrir mais seus estômatos (pequenos poros em suas folhas e caules) em vez de fechá-los para evitar a invasão de patógenos.
Para chegar a essa conclusão, a equipe criou um ambiente de microgravidade simulado em laboratório usando um dispositivo chamado clinóstato, que gira as plantas como um frango no espeto. Os resultados mostraram que, nessas condições, a Salmonela infecta mais facilmente o tecido foliar.
Leia também: Você sabe por que NUNCA comer um enlatado se, ao ser aberto, fizer som de gás escapando?
Bactérias benéficas também perdem seu efeito protetor
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar
Chá para intestino inflamado: o que tomar para ajudar a melhorar
Você sabe por que NUNCA comer um enlatado se, ao ser aberto, fizer som de gás escapando?