PUBLICIDADE

Dica de Chef: como fazer caldo de carne caseiro na Air Fryer

Nada como um bom caldo caseiro para dar um toque a mais de sabor nas suas receitas; veja dicas de preparo com a Chef Giu Giunti

29 jul 2022 - 10h35
Ver comentários
Publicidade

Depois que aprendi a fazer os caldos caseiros, nunca mais comprei um caldo industrializado. Quando trazemos hábitos mais saudáveis para nossa vida, trazemos mais sabores, descobrimos novos paladares e hoje eu uso e abuso de temperos e ervas naturais para dar sabor aos meus pratos.

Aumente o sabor dos seus pratos com o caldo caseiro!
Aumente o sabor dos seus pratos com o caldo caseiro!
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Existem várias maneiras de se preparar um caldo de carne saboroso. Vou te ensinar a maneira mais rápida e fácil usando a Air Fryer. Para o caldo gosto de usar:

1 cebola grande cortada em pedaços médios, 2 dentes de alho cortados, 1 talinho de salsão, 1 cenoura cortada em pedaços, músculo bovino cortado (se estiver com osso melhor ainda, o ossobuco).

Coloque todos os itens na cesta da air fryer e coloque um frio de azeite. Deixe os alimentos dourarem e vá mexendo o cesto para não queimar e dourar por inteiro. Isso vai levar um tempinho. Quando tudo estiver mais douradinho, adicione uma colher de chá de extrato de tomate ou de ketchup, misture bem e deixe dourar mais um pouco. Quando os alimentos estiverem bem caramelizados, adicione eles em uma panela bem grande e de bordas altas, complete com água quente, adicione louro e outras ervas frescas de sua preferencia e deixe ferver em fogo médio baixo. Quando formar uma espuma na superfície, retire. Não tampe a panela durante o cozimento, o caldo precisa evaporar para concentrar os sabores.

Esse processo leva tempo, mas levando em conta o precinho do gás, você pode fazer um caldo mais concentrado usando mais alimentos e menos água, assim pode cozinhar por menos tempo e obter um delicioso sabor.

Depois de pronto, coe os pedacinhos e refrigere o caldo. As sobras podem ser usadas em sopas e para a carne você pode fazer recheio de bolinho ou usar em um molho. Não precisa salgar o caldo. Depois de refrigerado, ficará uma camada de gordura na superfície, coe mais uma vez com o liquido ainda gelado para retirar essa gordura e armazene como preferir.

Você pode congelar em forminhas de gelo, em saquinhos com fecho zip, em vidros, são muitas as possibilidades.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Publicidade
Publicidade