PUBLICIDADE

Descubra o que chefs cozinham em casa na hora do improviso

Selecionamos cinco receitas de grandes chefs para você reproduzir em casa com poucos ingredientes

5 jun 2022 14h07
ver comentários
Publicidade

Abrir a geladeira e encontrar apenas aqueles últimos três ingredientes que restaram antes da (muito necessária) ida ao mercado. É aquele momento em que pedir delivery é quase inevitável. Você deve conhecer a sensação que estou descrevendo.

Uma lata de atum, uma caixa de creme de leite, ovos ou aqueles legumes que sobraram no fundo da gaveta do refrigerador podem render pratos deliciosos quando combinados da maneira certa. Chefs de cozinha (que não estão imunes ao desespero pré-reabastecimento da dispensa) mostram isso - e nós os convidamos para repassar suas receitas mágicas.

Não desperdiçar alimentos é fundamental na hora de pensar receitas
Não desperdiçar alimentos é fundamental na hora de pensar receitas
Foto: Microgen/iStock

Outra questão importante nesta equação é a do não desperdício. Em tempos de constante aumento de preço dos alimentos, dicas simples podem fazer diferença no prato - e no bolso. "Tem muitas pequenas coisas que a gente consegue aproveitar e podem servir como ingrediente coringa. O intuito é o não desperdiçar", defende Raphael Vieira, chef do Restaurante 31. A fermentação é uma delas, além do reaproveitamento.

Talos de vegetais, como alho-poró e cenoura, podem ser usados em refogados ou na preparação de caldos. O leite, que tem validade curta, pode ser usado para molhos ou para uma ricota. A cenoura e o pepino podem ser fermentados (aqui te contamos como começar a fazer do zero em casa) e até as cascas de cenoura, cebola, abobrinha e pepino podem ser adicionados em pratos.

Vieira ainda passa uma bela indicação para usar as cebolas: torrá-las no forno até ficarem pretas, depois processar até virar pó, aí você pode misturar com manteiga ou jogar no meio de um arroz cremoso pra dar um gosto defumado. As possibilidades são infinitas.

A estratégia da chef Telma Shiraishi, do Aizomê, é manter o congelador abastecido de ingredientes que dão um toque especial a qualquer prato. Ela costuma congelar ervilha, milho, cebolinha picada e ervas variadas. Guarda talos, também, para refogar couve ou usar em outros preparos. "Dão um toque fresco de última hora sem ter que manter tudo tão abastecido", resume. Assim um arroz simples que sobrou de outra refeição pode ser frito e se transformar em um dorai karê, por exemplo (te mostramos a receita deste prato abaixo!).

A arte da improvisação

O que não pode faltar na sua casa para um improviso? Para a chef Carole Crema, um extrato de tomate e uma caixa de creme de leite operam milagres (inclusive, você pode conferir o resultado desta combinação na receita abaixo!). Já Gustavo Rozzino, do Restaurante TonTon, tem sempre à mão uma lata de atum - que pode render muito.

Na hora do desespero, o chef Raphael Vieira apela para uma deliciosa ricota caseira para incrementar qualquer preparo que estiver ao alcance. O chef Tuca Mezzomo, do Charco Restaurante, investe em uma conserva caseira de mostarda - que também combina com variados preparos. Já a chef Telma Shiraishi limpa a geladeira com os vegetais disponíveis e aposta em um tempero potente - neste caso, o curry em pó.

Confira as receitas - mega simples e fáceis - de cinco chefs e aproveite para os momentos em que você precisar limpar a geladeira ou a dispensa.

Raphael Vieira, do Restaurante 31

Ricota é o ingrediente chave do chef Raphael Vieira
Ricota é o ingrediente chave do chef Raphael Vieira
Foto: iStock

A estrela deste prato é a ricota, que, para o chef Raphael Vieira, é um preparo simples que "sobe bastante o nível da receita". "Na hora do desespero, a ideia é essa: fazer uma ricota que você pode colocar no seu macarrão, legumes, no meio da salada, é muito versátil", defende. Além disso, é uma opção para aumentar a vida útil de uma caixa de leite, por exemplo, que tem uma validade curta. A receita leva, ainda, berinjela, cebola roxa e tomates cereja. É daquelas que você pode adaptar aos legumes que têm em casa. Aprenda a receita de macarrão com legumes e ricota.

Carole Crema

A receita que ficou a salvação da chef Carole Crema para os momentos de apuro surgiu sem querer: certa vez ela deixou o extrato de tomate com azeite caramelizar e, ao final, adicionou água e creme de leite. "Ficou delicioso e virou queridinho", relembra. "Eu tenho três filhos e sempre preciso me virar, então o que não pode faltar para as emergências é um extrato e creme de leite de caixinha". Para acompanhar, varia entre uma massa ou um spatzle. Confira a receita de massa com molho de tomate e creme de leite.

Telma Shiraishi, do Aizomê

Esta é uma receita rápida de arroz frito, que pode ser enriquecida com os ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa. O toque especial da chef Telma Shiraishi é a adição do curry em pó. "Sempre mantenho ervas secas e especiarias em minha despensa e o curry em pó nunca falta", conta a chef. "Qualquer combinação de legumes, verduras, frutas secas, sobras de proteínas, um pedacinho de bacon ou de presunto pode ser utilizada", indica. Veja o passo a passo da receita de Dorai karê.

Gustavo Rozzino, do Restaurante TonTon

Ingrediente simples vira um fusilli com atum e pomodoro nas mãos do chef Gustavo Rozzino
Ingrediente simples vira um fusilli com atum e pomodoro nas mãos do chef Gustavo Rozzino
Foto: iStock

Nesta receita, o chef Gustavo Rozzino reúne aqueles itens típicos da fase pré-compras: lata de atum e lata de tomate pelado. Ele une os dois ingredientes a um Fusilli e acrescenta cebolas raladas, cenoura e alcaparras. Um preparo simples e rápido, mas delicioso. Confira a receita de fusilli com atum e pomodoro.

Tuca Mezzomo, do Charco Restaurante

O que pode dar um toque especial em um preparo simples? Se você pensou em conserva, acertou. Nesta receita do chef Tuca Mezzomo, o gohan, tradicional arroz japonês, é enriquecido com uma conserva caseira de mostarda e finalizado com um ovo com gema mole por cima. Fácil, rápido e saboroso. Veja o passo a passo do gohan com ovo mole e conserva.

Estadão
Publicidade
Publicidade