Chopp ou cerveja? Entenda a diferença entre as duas bebidas
Embora sejam feitas com os mesmos ingredientes, água, malte, lúpulo e levedura, chopp e cerveja não são a mesma coisa. A principal diferença entre as duas bebidas está no processo de fabricação, armazenamento e conservação, o que impacta diretamente no sabor, na textura e até na durabilidade.
"A principal diferença é que o chopp é uma cerveja que não passa pelo processo de pasteurização. Isso faz com que seja mais fresco e preserve melhor seus sabores e aromas originais, mas, em contrapartida, tem uma validade bem mais curta. Já a cerveja em garrafa ou lata, por ser pasteurizada, mantém suas características por muito mais tempo, o que garante um prazo de validade maior", explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.
Por não ser pausterizado, isso significa que o chopp não passa pelo processo de aquecimento que elimina micro-organismos e estabiliza a bebida para durar mais tempo nas prateleiras, por isso, ele precisa ser mantido refrigerado e consumido rapidamente.
O chopp costuma ter um sabor mais leve, refrescante e menos gasoso, já que o gás carbônico é injetado apenas no momento do serviço. A cerveja costuma ser mais encorpada e gaseificada, devido ao gás adicionado durante o envase.
Chopp ou cerveja: qual tem menos caloria?
Na verdade, as diferenças nutricionais entre chope e cerveja são muito pequenas e estão mais relacionadas ao estilo da bebida e ao teor alcoólico do que ao fato de ser chope ou cerveja.
"No aspecto nutricional, ambos fornecem calorias, carboidratos e álcool, e a quantidade varia conforme a marca, o tipo de malte e a graduação alcoólica escolhida", diz a especialista.