Após os 50, inclua esses 5 alimentos no seu cardápio para viver mais, segundo Harvard
Especialistas apontam quais escolhas nutricionais podem favorecer a saúde e a vitalidade
Manter uma alimentação equilibrada é importante em todas as fases da vida, mas, após os 50 anos, certos cuidados podem fazer ainda mais diferença. Isso porque alguns alimentos não só ajudam a prolongar a expectativa de vida, como também contribuem para um envelhecimento mais saudável e com qualidade.
"Uma alimentação adequada pode ajudar a prevenir doenças crônicas, melhorar a função cognitiva, além de prevenir patologias como a demência e Alzheimer. A alimentação adequada também auxilia na manutenção da saúde óssea e muscular e aumenta a imunidade", destacou Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Um grupo de nutricionistas da Universidade Harvard (EUA), em entrevista a CNBC, destacou cinco opções que merecem espaço no cardápio de quem deseja viver mais e melhor. Confira quais são eles!
Saiba mais: Se você tem mais de 50 anos e quer ganhar massa muscular, precisa incluir esses 7 alimentos no cardápio
5 alimentos para viver mais, segundo Harvard
1. Folhas verdes
Os vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, são grandes aliados do envelhecimento saudável. Especialistas indicam que seu consumo regular favorece o bom funcionamento do cérebro, enquanto a presença de fibras na dieta está ligada a uma menor chance de desenvolver quadros de depressão.
...
Veja também
Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e se é hereditário
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Demência: o que é, sintomas, causas e tratamento
Grão-de-bico: como fazer e 13 benefícios para você conhecer
Lentilha deve ficar de molho? Veja 7 benefícios e como fazer
Feijão engorda? Confira os tipos, benefícios e como fazer
Nozes: benefícios vão do controle da pressão à saúde do coração