Vinho tinto ou branco? Qual é mais saudável?
O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo e, frequentemente, aparece em estudos relacionados à saúde cardiovascular. Isso acontece porque ele contém polifenóis, compostos bioativos com ação antioxidante, entre eles o resveratrol, mais presente no vinho tinto. Mas quais são, de fato, as diferenças entre o vinho tinto e o branco e qual é mais saudável?
A nutricionista Vanessa Giglio fez uma comparação entre eles:
O vinho tinto concentra uma quantidade maior de polifenóis, especialmente o resveratrol, substância com ação antioxidante e efeito cardioprotetor. Além disso, também é mais rico em taninos, que ajudam a combater os radicais livres e podem contribuir para a proteção do coração e das artérias.
Embora contenha menos polifenóis do que o tinto, o vinho branco também pode ter um efeito protetor quando consumido em pequenas quantidades. Ele mantém parte das propriedades antioxidantes, mas em menor intensidade.
O que dizem as recomendações médicas
As principais diretrizes de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam que não há dose segura de álcool. Ainda assim, em contextos de baixo risco, os limites sugeridos são:
Mulheres: até 1 taça pequena (150 ml) por dia.
Homens: até 2 taças pequenas (300 ml) por dia.