Chás para emagrecer: quais realmente ajudam na perda de peso
Não existe fórmula mágica nem promessa instantânea, mas uma xícara de chá pode ajudar a fazer diferença na balança, se aliada a dieta e exercícios físicos frequentes. Cada vez mais presente nas rotinas de quem busca perder peso de forma natural, o chá passou a ocupar espaço nas estratégias de emagrecimento.
A dúvida, porém, persiste: qual é o melhor para emagrecer?
"Os melhores chás para emagrecer são aqueles que atuam de maneira termogênica, acelerando o metabolismo, e diurética, o que reduz o inchaço, graças a compostos como catequinas, polifenois e cafeína", explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.
Entre eles, a especialista destaca:
- Chá-verde
- Chá de canela
- Chá de gengibre
- Chá de cavalinha
- Chá de dente de leão
- Chá de hibisco.
"No entanto, é preciso reforçar que nenhum chá, por si só, promove emagrecimento. Eles podem complementar o processo porque estimulam o metabolismo, têm efeito antioxidante e apresentam baixa quantidade de calorias, mas o resultado real depende de um conjunto de escolhas alimentares e comportamentais saudáveis ao longo do dia", completa.
Como tomar?
É possível incluir esses chás na rotina tomando de uma a três xícaras por dia, preferindo manhã e tarde para aproveitar o efeito termogênico e diurético. "Evite consumir os chás com cafeína à noite para não prejudicar o sono", alerta.
Eles podem substituir bebidas calóricas, ajudar na hidratação e reduzir a retenção quando usados entre as refeições.
Sobre o modo de preparo, prefira o método de infusão, sem ferver demais a água, e sem adoçar.
"Intercale os tipos ao longo da semana para evitar excessos e variar os benefícios", conclui.