Pós-carnaval: aprenda a preparar sucos poderosos
Eles devem ser preparados com ingredientes naturais, liquidificados, não coados, para consumo imediato e não adoçados
Para a maioria das pessoas, a folia de momo termina na Quarta-Feira de Cinzas. E, claro, muitas podem ter cometido excessos durante os dias de Carnaval, seja de comida ou bebida alcoólica. Se for o seu caso, deve estar se perguntando se existe algum segredo para desintoxicar o organismo. Sim, você pode optar por algum suco detox ou anti-inflamatório.
Cada fruta tem seus benefícios próprios. Se um suco levar melancia, por exemplo, é bom saber que essa fruta é rica em potássio, que aumenta a produção de urina, ajudando a eliminar as toxinas e a reduzir o inchaço. E se tiver canela, melhor ainda, pois essa especiaria acelera o metabolismo, promovendo queima de gordura corporal. Já a água de pepino funciona como diurético natural e tem baixas calorias.
Maçã é fonte de quercetina, flavonoide natural com atividade antioxidante, anti-inflamatória, anticarcinogênica, antiviral, anti-histamínica e cardioprotetora. A cúrcuma apresenta várias propriedades benéficas à saúde, como as atividades antioxidante, antineoplásica, anti-inflamatória, hepatoprotetora, antiespamódica, cardioprotetora e antimicrobiana.
Linhaça é rica em ácidos graxos do tipo ômega 3, responsáveis por atividades anti-inflamatórias, cardioprotetoras, neuroprotetoras e antioxidantes. O abacaxi auxilia na boa digestão, pois aumenta os efeitos de duas enzimas, a tripsina e a pepsina, capazes de fazer com que os alimentos sejam melhor digeridos e facilmente absorvidos pelo intestino.
"Descascar mais e desembalar menos" é o que nutricionistas e nutrólogos indicam, afinal é uma forma de promover ao corpo todo aporte de nutrientes que ele necessita. Também é importante fazer musculação ou caminhada cinco vezes na semana e beber bastante água para desinflamar o corpo.
Como fazer o detox após o Carnaval?
A primeira orientação é beber muito mais água, porém, de uma a duas vezes por dia, fazer a água de pepino (receita abaixo), além de substituir o tradicional café da manhã por um suco frutas. Lembre-se que para oferecer todos os benefícios esperados, os sucos devem ser preparados com ingredientes naturais, liquidificados, não coados, para consumo imediato e não adoçados.
Vale a pena também investir em temperos detox, como coentro e hortelã. Consuma diariamente, durante esses dias pós-Carnaval, pelo menos cinco cores de alimentos naturais. E troque o tradicional açúcar por purê de maçã para adoçar os alimentos.
A seguir, confira seis receitas para desintoxicar o corpo:
Água de Pepino
Ingredientes
Um pepino grande
Modo de preparo
Passe o pepino pela centrífuga e consuma toda aquela água estruturada
Suco energético de melancia
Ingredientes
Melancia com as sementes
Um pedaço da parte branca da melancia
Canela
Uma rodela de banana verde
Modo de preparo
No liquidificador, bata a melancia com a parte branca e as sementes primeiro e depois coe o líquido. Em seguida, bata novamente o líquido coado com a banana e a canela. Acrescente um pouco de água, caso deseje
Suco Detox Opção 1
Ingredientes:
300 g de abacaxi cortado em cubo
1 kiwi cortado em quatro partes
1 ramo de hortelã
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
50 ml de água de coco
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e tome a bebida em seguida.
Suco Detox Opção 2
Ingredientes:
1 cenoura pequena ralada
1 beterraba pequena ralada
Suco de ½ limão
50ml de água
3 fatias de gengibre
1 maçã pequena cortada em cubos
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e tome a bebida em seguida.
Suco Detox Opção 3
Ingredientes
300g de abacaxi cortado em cubo
1 maçã pequena cortada em cubos
1 colher de sobremesa de chia
50ml de água
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Suco anti-inflamatório
Ingredientes:
1 maçã média sem sementes
3 fatias de abacaxi
200 ml de água de coco
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de linhaça
Modo de preparo:
Limpe e corte as frutas, coloque todos os ingredientes no liquidificador. Para consumo imediato, pode adicionar água e gelo a gosto. Não deve ser coado, nem adoçado.
Fontes:
-Água Doce Sabores do Brasil
-Gisela Savioli é nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta, além de especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSPUSP) e graduanda pelo Instituto de Medicina Funcional dos EUA - @giselasavioli
-Marcella Garcez é médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da entidade - @dra.marcellagarcez