PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Frutas que vão te ajudar a curar a ressaca do Carnaval

Médico dá dicas de como recuperar a energia com alimentação após exagerar no álcool

14 fev 2024 - 14h27
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba quais são as melhores frutas para curar a ressaca
Saiba quais são as melhores frutas para curar a ressaca
Foto: iStock

O Carnaval acabou e após dias tão intensos, excesso de álcool e até noites viradas, o que fazer para curar a ressaca? Com a mudança de rotina, o aumento do consumo de álcool, a alimentação fica desequilibrada e falta disposição para voltar à "vida normal".

As frutas podem ser aliadas nessa recuperação da hidratação e energia. O médico nutrólogo e endocrinologista Durval Ribas Filho explicou ao Degusta quais são as frutas que ajudam nessa cura da ressaca pós-folia! Confira!

Abacate

"É uma fruta muito rica em gordura de excelente qualidade, que a gente chama de gordura monoinsaturada E que dá energia E, além disso, ela tem a vitamina E, que é um antioxidante muito importante". 

Banana

"É rica em carboidratos, repõe energia mas também tem potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e, em virtude de durante o carnaval a gente ter muita sudorese, perde-se muito magnésio, potássio, então a banana é muito bem-vinda também".

Frutas cítricas

Não há dúvida de que as frutas cítricas e aí entra laranja, tangerina, o limão,  abacaxi, o morango e o kiwi são excelentes também para a saúde. 

"Elas têm uma quantidade muito grande de vitamina C, é muito bom para o sistema imunológico, principalmente nesse período que às vezes a gente tem uma queda do sistema imunológico, por causa da má alimentação e noites mal dormidas. Mas as frutas cítricas combatem também os radicais livres e tem ação antioxidante também. E lembrar sempre que todas essas frutas têm uma grande quantidade de água, que é efetivamente o que mais nós precisamos durante esse período". 

Melancia

"A melancia majoritariamente é composta por água, por isso favorece a hidratação. Mas ela tem uma atividade anti-inflamatória, antioxidante, tem potássio, magnésio, vitaminas complexo B, e com isso de certa forma contribui para uma redução da fadiga, de câmbras, de fraqueza muscular".

Água de coco

Ela não só repõe a água como os eletrólicos que normalmente perdemos durante o período do Carnaval, devido a um aumento da sudorese, um aumento do volume urinário e que pode até facilitar um pouquinho a desidratação.

"E a água de coco tem uma alta concentração de potássio e isso ajuda a evitar também fadiga, fraqueza, por isso a água de coco é muito, muito bem-vinda durante esse período, além dessas frutas citadas anteriormente".

Qual é a melhor forma de consumo?

Segundo o médico, as frutas, quando ingeridas in natura, têm uma alta concentração de fibras, consequentemente evita os picos de insulina e, consequentemente, de alguma maneira contribui para o não desenvolvimento de pré-diabetes e diabetes.

"Então, não há dúvida que o ideal seria consumi-las in natura, quer seja a banana, quer seja a melancia, quer seja as frutas cítricas, mas, por outro lado, durante o carnaval a gente sabe que muitas vezes é difícil você ter uma fruta aqui e ali ou carregar essa fruta durante a folia, durante a dança. Então o ideal é tomar mesmo o suco, o suco de laranja, o suco de limão, o suco de abacaxi, de melancia, mas o ideal mesmo é fazer a mistura, um mix, que a gente até chama de vitaminas, mix de vitaminas", indica Duval Filho.

O nutrólogo dá ainda uma receitinha básica e saudável: "Você mistura o abacate, a banana, a laranja, bate no liquidificador e toma. Esse mix seria o ideal as pessoas consumirem durante esse período carnavalesco, mas não há dúvida de que a fruta in natura é a melhor opção em termos de saudabilidade".

Desidratação causa ressaca

Segundo o médico, o consumo maior de álcool inibe o hormônio antidiurético, fazendo com que haja um aumento na diurese e consequentemente pode de alguma forma favorecer a uma desidratação subclínica que favorece a ressaca. 

"A partir do momento que uma pessoa deixa de ingerir água, frutas que têm um grande teor de água como melão, melancia, laranja, tangerina, etc, essas pessoas que bebem em excesso, que é normal durante o Carnaval, elas estão favorecendo a um processo de desidratação, porque o álcool inibe o ADH, inibe o hormônio antidiurético, consequentemente favorece a uma desidratação subclínica".

Além das frutas citadas acima, o ideal é beber muita água para curar a ressaca do dia seguinte. 

7 frutas diuréticas para desinchar e acabar com a retenção de líquido 7 frutas diuréticas para desinchar e acabar com a retenção de líquido

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade