Suco de babosa é bom para quê?
A babosa, também conhecida como aloe vera, é famosa por suas propriedades medicinais e cosméticas. Mas você sabia que o suco de babosa pode trazer benefícios internos para a saúde quando consumido corretamente?
Segundo a Dra. Isolda Prado, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o uso interno da babosa é controverso, mas alguns possíveis efeitos são estudados. Nesse contexto, podem ser listados alguns benefícios, quando bem processada e sem aloína:
- Pode ajudar em sintomas de constipação leve (pela ação laxativa do gel purificado)
- Ajudar na hidratação e aporte de micronutrientes, tais como vitaminas A, C, E e minerais;
- Pode apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória leve, auxíliando na cicatrização gastrointestinal (estudos pequenos sugerem melhora em gastrite leve).
"O principal cuidado é que os benefícios dependem da remoção completa da aloína (látex amarelo), que é tóxica, irritante e pode causar diarreia intensa e hepatotoxicidade", alerta.
Como tomar?
Para segurança, a médica recomenda usar apenas produtos industrializados padronizados, rotulados como “aloe vera inner gel/decolorized / purified”.
"As dose usuais são de 30 a 50 mL do gel purificado ao dia, diluído em água ou outro líquido. Devendo-se evitar preparo caseiro, pela dificuldade em remover aloína", explica.
Quem não deve tomar suco de babosa?
"Evitar completamente em gestantes e lactantes, crianças, portadores de doença inflamatória intestinal ativa e em crise, portadores de insuficiência renal, hepática; para quem faz uso de diuréticos, digitálicos, hipoglicemiantes orais, e pessoas com tendência a diarreia", completa a especialista.