Murici: conheça os benefícios deste pequeno fruto brasileiro
Originário de diferentes regiões do Brasil, ele é rico em vitamina C e polifenóis
Pequeno e arredondado, o murici é um daqueles frutos que passam despercebidos nas gôndolas de supermercados e feiras livres para quem não conhece suas qualidades, por não ser tão popular e nem vendido em todo país, mas, merece espaço no prato, especialmente de quem busca uma dieta mais rica em antioxidantes.
Originário de diferentes regiões do Brasil, o murici é rico em vitamina C e polifenóis, compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e podem colaborar no controle de processos inflamatórios, além de dar uma força extra ao sistema imunológico.
“Em uma alimentação variada, o murici pode contribuir com antioxidantes e fibras. Tem alto potencial nutricional”, pondera o médico nutrólogo Dr. Fabiano Robert, docente dos cursos da Associação Brasileira de Nutrologia.
Quem espera encontrar no murici a mesma contribuição proteica de um ovo, peixe ou leguminosa, vai se decepcionar. O teor de proteína é baixo e não atende, sozinho, às necessidades do organismo. Seu valor está mesmo no aporte de micronutrientes, fibras e carboidratos que ajudam na saciedade.
Como consumir
O médico recomenda apostar no fruto fresco e maduro, aproveitando ao máximo seu sabor levemente ácido e a carga de nutrientes. Também vai bem em sucos e smoothies, combinando com outras frutas tropicais.
"Se consumida com moderação pode fazer parte de uma dieta de emagrecimento, não é uma fruta muito calórica e fornece carboidratos e fibras que ajudam na saciedade", conclui o médico.