Cúrcuma faz bem para quê? Conheça os benefícios
A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, é uma raiz usada como tempero nas refeições e na medicina tradicional por seus efeitos benéficos à saúde. Ela é rica em curcumina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
"A curcumina, principal composto ativo da cúrcuma, oferece uma ampla gama de benefícios à saúde. Seu efeito anti-inflamatório e antioxidante ajuda a combater processos inflamatórios crônicos, prevenir doenças e retardar o envelhecimento precoce", explica Amanda Figueiredo Nutricionista Clínica pela USP,
Além disso, estudos indicam que ela pode proteger a saúde cerebral, auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
"A curcumina também exerce efeitos positivos sobre o sistema imunológico e a saúde cardiovascular, contribuindo para a melhora da circulação, controle do colesterol e fortalecimento das defesas do organismo", diz a especialista.
Cúrcuma em pó, fresca ou em cápsulas: o que é melhor?
A cúrcuma em cápsulas costuma ser mais eficaz para fins terapêuticos, já que os extratos contêm uma concentração mais elevada de curcumina. Por outro lado, a cúrcuma em pó ou fresca é uma boa opção para o uso culinário e preventivo, podendo ser incorporada facilmente às refeições do dia a dia.
Como consumir?
Como tempero em receitas do dia a dia como:
Ovos mexidos
Sopas
Carnes
Frango
Legumes
Arroz
Bebidas funcionais: como chás e smoothies
Shots matinais: combinados com limão e gengibre.
"Para potencializar a absorção da curcumina, o composto ativo da cúrcuma, é essencial consumi-la junto com pimenta-do-reino, que contém piperina, substância que aumenta significativamente sua biodisponibilidade", conclui a nutricionista.