Cebola ou alho: qual é melhor para a saúde?
Quando o assunto é temperar a comida e turbinar o sabor, cebola e alho formam uma dupla imbatível na culinária brasileira. Mas além de realçar o gosto dos pratos, esses dois ingredientes também carregam uma série de benefícios à saúde. Mas qual deles será que é mais poderoso?
"Alho e cebola se complementam e oferecem benefícios distintos, mas igualmente importantes para a saúde. O alho é rico em alicina, composto com ação antibacteriana, anti-inflamatória e protetora do coração, além de ter leve efeito termogênico, auxiliando no metabolismo", explica a nutricionista clínica Amanda Figueiredo.
A alicina ainda ajuda a controlar a pressão arterial, favorecendo a dilatação dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação, e a proteger o coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Já a cebola fornece fibras, vitaminas C e do complexo B, além de quercetina. "Um antioxidante que combate inflamações e ajuda na saúde imunológica e cardiovascular".
Incluir os na alimentação diária é a melhor estratégia. "Juntos eles formam uma dupla poderosa na prevenção de doenças e na proteção do organismo", complementa a especialista.