Crianças comem junk food por conveniência dos pais
- Michelle Achkar
Pode ser que o gosto das crianças por salgadinhos, chocolates e outras guloseimas não seja apenas porque o paladar infantil é mais propenso a esses alimentos. Uma pesquisa financiada por produtores de frutas da África do Sul e publicada no site Female First apontou que os pequenos comem esses itens porque é mais conveniente para os pais.
Mais de mil pais com filhos em idade escolar foram questionados sobre a dieta das crianças e o resultado é que um terço deles libera o consumo de junk food porque é mais fácil. Muitos disseram não ficar argumentando ou insistindo para mudar as escolhas dos pequenos para itens mais saudáveis.
Mais da metade dos pesquisados também afirmou que o fator dinheiro pesa na decisão, pois apontam que os salgadinhos e semelhantes custam menos do que investir na compra de frutas frescas e opções mais saudáveis de petiscos e alimentos.
A pesquisa segue resultados já descobertos anteriormente pelo Departamento de Saúde da Inglaterra, que mostrou que mais de 500 mil crianças no país já possuem hábitos alimentares errados que poderão comprometer a saúde no futuro.
"É responsabilidade dos pais garantir que gordura saturada e doces sejam consumidos com moderação. Os pais devem dar o exemplo e oferecer aos filhos uma alimentação saudável", disse a nutricionista Emma Williams, da Fundação Britânica de Nutrição ao site.