A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional alerta: nunca guarde esses alimentos em papel alumínio
Organizações como a AESAN esclarecem que alimentos ácidos não são indicados
Quando se trata de conservar alimentos por mais tempo, um dos truques de cozinha mais comuns é usar papel-alumínio. Funciona muito bem, por exemplo, com bananas, embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre quais produtos são mais adequados para isso.
Por isso, vamos revisar — com base nas recomendações de organismos oficiais como a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) — quais alimentos são adequados para serem embrulhados em papel alumínio e quando é melhor evitá-lo.
Leia também: Quanto tempo cada comida dura na geladeira? A resposta pode te surpreender
Conselhos de especialistas
Ao desenvolver legislação sobre materiais destinados a entrar em contato com alimentos (MCA), a AESAN considera que cozinhar ou embrulhar alimentos em papel alumínio não é perigoso para a saúde, uma vez que a quantidade de alumínio que migra é mínima e bem abaixo dos níveis de risco.
Além dessa consideração, a própria agência ressalta - assim como a Agência Catalã de Segurança Alimentar (ACSA) e outras entidades - que existem certos alimentos que não devem ser armazenados embrulhados em papel alumínio. Especificamente, o contato prolongado desse material com alimentos ácidos, muito salgados ou picantes é desaconselhado, pois pode promover a migração de metais.
Nesses casos, recomenda-se o uso de recipientes de vidro para armazenar com segurança produtos que foram cozidos em papel alumínio, especialmente se tiverem sido expostos a altas temperaturas.
...
Veja também
Você até pode deixar a manteiga fora da geladeira sem ela estragar, mas tem um detalhe importante
Cortar um canto da esponja é um truque inteligente e prático no qual você não pensa
Guardar panelas com comida na geladeira é um erro, e não é só por questões de higiene
O que significa quando lagartixas aparecem com frequência na sua casa