Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Troigros e Flavia Quaresma dão aulas de culinária no Complexo do Alemão

8 jul 2013 - 20h27
(atualizado em 8/7/2013 às 03h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A melhor comida do Brasil subiu literalmente o morro neste fim de semana no Rio. Chefs como Flavia Quaresma, Claude Troigros, seu filho Thomas e Robert Sudbrack Viveram uma troca de experiências inéditas no Complexo do Alemão durante o Mesa Ao Vivo Rio, evento de gastronomia que chegou à cidade depois de 10 anos em São Paulo. “É incrível o que podemos aprender de coisas novas com esse tipo de experiência” conta Flavia Quaresma, que deu uma aula para alunos de uma universidade carioca junto com pessoas da comunidade que vieram trocar experiências. 

A proposta dos promotores do evento era que os chefs se valessem de ingredientes considerados de menor categoria para mostrar às pessoas que, com um bom trabalho, a comida pode impressionar. “Usei quiabo na minha receita. Quando comecei a cozinhar às vezes omitia das pessoas que usava quiabo, porque achava que as pessoas não iriam gostar” contou Flávia. Ela aproveitou para dar dicas à plateia, como por exemplo guardar temperos frescos na geladeira em um pote com água e fechado por um plástico ou ainda como fazer quiabos congelados. “Aprendi por acaso, em um evento que fui no Mato Grosso e a geladeira congelou tudo. Aí descobri que quiabo feito depois de congelado fica ótimo” disse. Da plateia, Flavia Quaresma aprendeu que o vinagre em pouca quantidade é ótimo para tirar a baba do quiabo. 

Thomas Troigros também adorou a experiência de poder dar uma aula no evento. Ele preparou um leitão crocante com farofa de chocolate que levou o público ao silêncio completo na hora de desgutar. “Aqui não tem essa de saudável. Eu adoro porco e acho que fica fantástico” disse o cozinheiro que usou uma maçã e brincou com o pai, Claude. “Eu prefiro usar maçã fuji e meu pai golden. É de uma de nossas brigas na cozinha” disse Thomas, que só decidiu ser cozinheiro aos 18 anos, e aproveitou a experiência para dar mais dicas. “Para reduzir alguma coisa o brasileiro acha que usando fogo alto vai mais rápido. Usem sempre fogo baixo” explicou, enquanto terminava a receita. “Sempre quis em evento como esse no Rio, porque revitaliza não só a Zona Sul. Mas mostra para todo mundo o Rio de Janeiro por completo” disse.

Responsável pelo evento, David Hertz, da Gastromotiva, uma organização que é responsável pela formação de jovens de comunidades carentes em auxiliares de cozinha em São Paulo e no Rio, diz que gastronomia precisa ser entendido como muito mais do que fazer um prato bonito. “Ela tem a função de conectar as pessoas”, disse. Para Hertz, a proposta de pedir aos chefs que utilizassem produtos mais comuns a essas pessoas foi proposital. “Quase tudo o que chega para elas é Industrializado e isso acaba gerando um alto nível de obesidade” explica. Ele diz que muitos dos alunos que formam (cerca de 300 por ano nas duas cidades) saem com a cabeça aberta e acabam por mudar os hábitos alimentares das pessoas De casa e até mesmo da comunidade onde vivem.

Na sexta-feira aula, no sábado interação dos chefs com os cozinheiros de restaurantes Populares do Complexo do Alemão, da Providência, do Vidigal, de Manguinhos e da Ladeira dos Tabajaras. “A comida boa, limpa e justa não tem que ser apenas para o rico” Afirma David Hertz, que diz que para os chefs a experiência é uma chave de transformação E que muda até o jeito de cozinhar. “Temos que estar sempre aprendendo coisas novas, A sardinha que eu usei, por exemplo, é pouco considerada no Brasil mas artigo de luxo Em Portugal e Espanha” disse Flávia. 

O evento foi feito em parceria com a Unisuam, que mantém um curso de gastronomia na unidade de Bonsucesso, onde foram as aulas e da revista Prazeres da Mesa. Participaram também os chefs Thiago Castanho, Katia Barbosa, Felipe Bronze e Frederic Monnier. 

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/erros-comuns/iframe.htm " href=" http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/erros-comuns/iframe.htm ">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade