PUBLICIDADE

Torta integral de milho verde é opção saudável para praia

25 fev 2014 07h13
| atualizado em 26/2/2014 às 10h43
ver comentários
Publicidade

Em pleno verão, quem deseja evitar as tentações dos quitutes típicos das praias para não comprometer a dieta pode apostar em receitas simples e saudáveis que ajudam a matar a fome sem prejudicar o paladar.

Criadas pela professora do curso de nutrição Suzana Camacho e pelo professor do curso de capacitação de garçom, Gilson Donizeti da Rosa, ambos do Centro Universitário Senac, de São Paulo, as receitas dão água na boca, são fáceis de fazer e ainda auxiliam na manutenção do peso.

Pão sírio com salada grega

Ingredientes
6 colheres (de sopa) de azeite de oliva
2 colheres (de chá) de suco de limão
1 dente de alho amassado
1/4 de colher (de chá) de açúcar
2 colheres (de chá) de orégano fresco picado
Sal e pimenta a gosto
1/4 de alface em tirinhas
1 cebola roxa pequena, cortada em anéis
1/2 pepino, cortado em rodelas
1 tomate, cortado em quatro e fatiado
1/2 pimentão verde pequeno, sem sementes e cortado em tirinhas
125 gramas de queijo tipo feta ou gorgonzola, cortado em cubos ou palitos
4 pães sírios grandes
12 azeitonas pretas sem caroço
Rodelas de limão e ramos de orégano para decorar

Modo de preparo
Numa tigela, bata o azeite com o suco de limão, o alho, o açúcar e o orégano, temperando a mistura com o sal e a pimenta. Em seguida, junte o alface, a cebola, o pepino, o tomate, o pimentão verde e o queijo. Mexa os ingredientes com cuidado até ficarem cobertos pelo molho. Na sequência, aqueça os pães sírios no forno, até torrar levemente. Faça uma abertura no lado e abra com cuidado para formar "carteiras". Depois disso, recheie generosamente cada pão com a salada grega, deixando que chegue até a extremidade do pão. Junte as azeitonas pretas a cada um para finalizar.

Sanduíche de forno com legumes

Ingredientes
1 fatia de pão de forma
1 cenoura média
1 tomate médio
2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 colher (de chá) de orégano seco
100 gramas de mussarela fatiada

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em seguida, tire a casca dos pães, rale a cenoura e lave o tomate, retirando o pedúnculo e suas sementes, para picar a polpa em cubos pequenos. Depois, coloque em uma tigela o azeite de oliva - neste momento, reserve duas colheres (de chá do ingrediente -, o leite, o ovo e o orégano. Unte o fundo de uma assadeira (20x20cm) com o azeite reservado, forre o fundo da assadeira com a metade dos pães, distribua a mussarela, a cenoura e os tomates e finalize com uma camada de pão. Na sequência, despeje a mistura de leite batido e cubra a assadeira com papel alumínio, levando-a ao forno por 25 minutos ou até dourar a superfície do sanduíche. Retire do forno e sirva quente ou frio.

Torta integral de milho verde

Ingredientes
3 espigas de milho verde (680 gramas)
1 cebola pequena
1/2 maço de agrião
4 colheres (de sopa) de azeite de oliva
3 xícaras de leite integral
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de queijo de minas curado ralado
1 colher (de chá) de sal

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em seguida, lave as espigas de milho, corte os grãos com uma faca rente ao sabugo e reserve. Na sequência, rale a cebola e lave o agrião, separando as folhas e os talos mais macios para picá-los finamente. Coloque em uma panela duas colheres de azeite de oliva, a cebola e o milho. Leve a mistura ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, durante 20 minutos ou até o milho ficar macio. Depois, adicione o agrião e a metade do sal, refogue por mais um minuto e retire do fogo.

Modo de preparo da massa
Bata por três minutos no liquidificador o restante do azeite de oliva, o leite e os ovos. Em seguida, adicione a farinha de trigo e o restante do sal e bata a mistura até a massa ficar homogênea. Logo depois, unte uma assadeira (22x13cm) com azeite de oliva e forre o fundo com metade da massa. Distribua o recheio de milho, cubra com a massa restante e salpique o queijo. Leve ao forno por 25 minutos ou até a massa dourar. Para finalizar, retire a torna do forno e a corte em oito pedaços. Sirva quente ou frio.

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade