PUBLICIDADE

Espaguete no molho com um tomate. Isso mesmo!

Molho de tomate econômico preparado com apenas um tomate

4 out 2021 14h15
| atualizado em 5/10/2021 às 12h06
ver comentários
Publicidade

A receita a seguir é para um molho com um tomate. Isso mesmo, só um, ainda que de bom tamanho e bem maduro.  Preste atenção,  tudo o que você realmente precisa para preparar uma massaa supergostosa para um jantar é um tomate grande. Ajuda bastante usar também um pouco de azeite aromatizado com trufas ou manjericão. Porém, não é necessário. O prato, além de muito simples de ser preparado, é perfeito para quem chega em casa cansado!

Espaguetes com molho de um tomate
Espaguetes com molho de um tomate
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Econômico e ao mesmo tempo elegante. Nada de massa encharcada com molho. Aliás, esse prato de massa e pouco molho está muito mais próximo da comida italiana do que imaginamos. A quantidade do molho com um tomate é o quanto basta para se preparar duas porções grandes com espaguete ou outra massa.

Receita

Porções: 2 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

  • 400 g de espaguetes
  • 3 colheres de chá de sal para temperar a água do cozimento da massa
  • Para o molho
  • 1 tomate tipo débora grande e bem maduro
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de azeite perfumado com trufas ou com manjericão (opcional)
  • 100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado

Instruções:

  • Encha uma panela grande com água suficiente para o macarrão ter bastante espaço para cozinhar. Assim que a água ferver acrescente o sal, e o macarrão escolhido. No caso recomendei espaguetes, mas pode ser outro. Cozinhe os espaguetes por um pouco menos de tempo do que o indicado no pacote, eles irão terminar de cozinhar no molho.
  • Enquanto a água ferve, aqueça as duas colheres de sopa de azeite em uma panela grande o suficiente para caber todo o macarrão. Junte o tomate cortado em pedaços pequenos, quando começarem a fritar, molhe-os com uma concha da água do macarrão. Aguarde que a água evapore e molhe novamente com mais uma concha da água. Em pouco tempo a polpa do tomate vai estar macia o bastante para ser apertada com uma colher de pau contra o fundo da panela. Antes de juntar o macarrão, acrescente mais água para obter um molho bastante ralo. Tempere com sal a gosto mas não exagere.
  • Prove os espaguetis, os fios deverão estar ainda um pouco duros, porém flexíveis. Transfira-os aos poucos para a panela com o molho de tomate. Revolva o macarrão, polvilhe com duas colheres de chá de queijo ralado, acrescente mais um pouco de macarrão, molhe com mais uma concha de água e junte o restante dos espaguetes. Antes  de servir regue com o azeite temperado, e polvilhe com mais uma ou duas colheres de chá de queijo ralado. Prefiro com menos queijo, o sabor do prato fica mais delicado.
  • O macarrão deve terminar de cozinhar no molho do tomate para absorver o seu sabor. Sirva a massa em porções individuais. Polvilhe com um pouco mais de queijo se precisar de sal para complementar o sabor do molho.

Notas

Pecorino é um queijo duro italiano preparado com queijo de ovelha. Pode ser usado para polvilhar massas ou servido no lugar da sobremesa com peras. O contraste do sal com o doce e a textura das peras é delicioso. Esse tipo de queijo também é fabricado no Brasil.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade