PUBLICIDADE

Como endurecer a mousse que já ficou mole

19 mai 2022 13h26
| atualizado às 16h05
ver comentários
Publicidade
Mousse de chocolate – Foto: Shutterstock
Mousse de chocolate – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Quem nunca tentou preparar uma mousse perfeita, mas ficou frustrado quando percebeu que a sobremesa havia ficado molenga? Depois de anotar todas as dicas de como endurecer a mousse que já ficou mole, você vai servir o doce para os seus convidados sem se preocupar com esse problema!

Como endurecer a mousse que já ficou mole

Para salvar a sua sobremesa, hidrate um pacote de gelatina incolor com cinco colheres de água e leve ao micro-ondas por quinze segundos.

Depois, coloque a mousse pronta no liquidificador e adicione a gelatina incolor no recipiente. Bata por um minuto.

Leve a mistura para a geladeira novamente. A mousse endurecerá e você poderá desfrutar da sua deliciosa sobremesa.

No caso da mousse de chocolate, a sobremesa pode ficar mole por diferentes razões, por isso, é importante entender cada caso especificamente:

Viscosidade

Mousse de chocolate – Foto: Shutterstock
Mousse de chocolate – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

A viscosidade é um fator que determina a resistência do produto para fluir em um meio. Essa propriedade física também está presente nos chocolates e pode influenciar na qualidade da sua sobremesa.

Quando a viscosidade do chocolate escolhido para a receita é muito baixa (nesse caso, ele possui pouca manteiga de cacau em sua composição), a sua mousse pode ficar mole. Para que o doce não fique dessa forma, é importante que o chocolate tenha um nível mais alto de viscosidade.

Porém, é muito importante escolher um chocolate com valor equilibrado. Chocolates com alta viscosidade (mais manteiga de cacau) deixam a mousse muito gordurosa e sólida, sem aquela sensação gostosa que a sobremesa dá quando feita corretamente!

Pouco chocolate na receita

A mousse de chocolate tem seu aspecto firme porque o chocolate utilizado na receita passa pelo processo de cristalização quando está no refrigerador. Quando utilizamos pouco chocolate, a sobremesa fica com uma textura exageradamente leve. Por isso, é muito importante seguir corretamente as instruções indicadas em cada receita.

Guia da Cozinha
Publicidade
Publicidade