Quinoa peruana chega à Alemanha em novo hambúrguer do McDonald's
A quinoa produzida no Peru, um dos principais grãos de exportação, chegou à Alemanha em hambúrgueres vegetarianos do McDonald's, informou nesta quarta-feira o Ministério do Comércio Exterior e Turismo peruano.
A rede de fast-food lançou recentemente o hambúrguer Veggie Clubhouse, e em um vídeo promocional ressalta as qualidades nutricionais e a origem ancestral da quinoa, conhecida na Alemanha como arroz inca.
A ministra do Comércio Exterior e Turismo, Magali Silva, afirmou que o sanduíche se transformou no primeiro produto feito com quinoa pelo McDonald's na Alemanha, país que tem quase 1.500 lanchonetes e registra 1 bilhão de visitas por ano.
De acordo com o Escritório Comercial do Peru da cidade de Hamburgo, 7,8 milhões de pessoas da Alemanha não consomem carne, ou seja, 9,5% da população do país, uma tendência que tem aumentado, segundo o Ministério peruano.
No entanto, as exportações de quinoa peruana para a Alemanha alcançaram, no primeiro semestre de 2015, US$ 3,1 milhões, com uma alta de 14,1% com relação ao mesmo período do ano anterior.
As exportações totais de quinoa em 2014 chegaram a US$ 180 milhões, com uma produção anual de 60 mil toneladas, o que a transformou em um dos produtos agrícolas mais atrativos no mercado gastronômico internacional.
Na campanha de lançamento do novo produto, o McDonald's destacou o fato de a quinoa ser rica em proteínas vegetais, aminoácidos, minerais e vitaminas, além de ser um grão utilizado pela Nasa há mais de 20 anos para elaborar a comida dos astronautas.