PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Neste verão, saiba como deixar sua cerveja perfeita

6 jan 2014 - 07h21
(atualizado em 25/2/2014 às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Preferência número um do brasileiro quando o desejo é aliviar o calorão típico dos dias quentes de verão, a cerveja já ocupa um lugar cativo na lista das bebidas mais pedidas da estação. Contudo, ela pode ter o seu sabor, aroma e aspecto alterados de acordo com as variações de temperatura, as condições de armazenamento e outros diversos fatores. 

Por isso, confira, a seguir, seis dicas especiais que farão você aproveitar melhor a tradicional gelada entre amigos e deixar o seu consumo ainda mais prazeroso.

Tipo certo da cerveja 

Antes de tomar providências para que a cerveja fique no ponto é fundamental saber escolher o tipo adequado para cada estação. Nesta época do ano, as melhores opções são as mais leves, menos encorpadas, mais claras e com teor alcoólico menos elevado. 

“Dentro desse grupo, podemos destacar a pilsner, as light lagers (american lager, helles, dortmunder), a kölsh, a cerveja de trigo clara (weizen ou weiss), a witbier (cerveja de trigo belga), a saison e a fruit beer (que é a menos clara deste grupo por conta da adição de fruta). Todas elas são refrescantes e muito fáceis de beber”, indica José Raimundo Padilha, sommelier, membro da Federação Internacional de Sommeliers de Cervejas.

Evite o choque térmico 

Bastante sensível às mudanças bruscas de temperatura, a cerveja tende a ter o seu sabor prejudicado quando ocorre o famoso choque térmico, causado pelo resfriamento repentino que acontece frequentemente quando a garrafa ou latinha é colocada no freezer para gelar mais rápido. “Por isso, o ideal é colocar a bebida na geladeira um ou dois dias antes do consumo para deixá-la gelar gradualmente”, ensina. 

Prefira taças ou canecas 

Assim como a escolha certa do tipo de cerveja e as condições adequadas de armazenamento, as características do copo utilizado também são importantes. Em geral, ele precisa ser incolor e transparente, para que seja possível observar a coloração e a formação da espuma da bebida.  

“Taças com base e haste são as melhores escolhas para beber cerveja durante o verão porque evitam que as mãos fiquem em contato com o vidro, provocando calor e  esquentando a bebida. As canecas, especialmente as de vidro grosso, são outra boa opção, pois suas alças ajudam a manter a temperatura amena”, explica o sommelier.

Fuja das “estupidamente geladas” 

Ao contrário do que se imagina, as cervejas que chegam a “trincar” de tão geladas nem sempre são uma boa pedida, pois podem ter o seu sabor anulado. “As nossas papilas gustativas se fecham quando a bebida está abaixo de 3ºC, impedindo que a gente sinta o gosto que ela tem a oferecer”, explica o especialista. Por essa razão, a temperatura ideal da “loura gelada” no verão deve ficar entre 3º e 5ºC .

Evite as “chocas”

Bastante indesejada, a chamada cerveja“choca” é causada pela perda de gás carbônico, que acontece por conta de algum defeito na tampa ou pelo esquenta-esfria da garrafa - responsável por contrair e expandir a tampa, deixando o gás escapar -, pela coagulação da proteína da bebida, também causada pelo processo de esquenta-esfria que compromete o seu aspecto, deixando-o levemente leitoso, e pelo prazo de validade vencido. Por isso, é fundamental ficar de olho em todos esses fatores para não ser surpreendido. 

Beba menos e melhor

A chave para aproveitar melhor a gelada é beber menos e beber melhor. Isso vale para todas as ocasiões, não apenas para o verão. “Nesta época, escolha cervejas de melhor qualidade, as chamadas cervejas especiais, que possuem ingredientes nobres e agradam mais ao serem degustadas. Afinal, não precisa exagerar para ter uma experiência saborosa e inesquecível”, ressalta.

Compartilhar
Publicidade
Publicidade