Peru X Chester: entenda a diferença e confira dicas e receitas para o Natal
Ainda está em dúvida entre preparar peru ou chester para o Natal? Então, veja estas dicas e receitas que o Guia da Cozinha selecionou!
Já é Natal! E claro que a grande dúvida ainda é debate na hora de escolher o que comprar para a deliciosa ceia: peru ou chester? Qual é a melhor opção para esta noite e o que diferencia uma ave da outra? Ainda que o peru predomine nas festas de final de ano brasileiras, o chester vem conquistando cada vez mais espaço na mesa. Mas calma! O Guia da Cozinha te explica e, ainda por cima, ensina receitas saborosas com ambos os tipos para você arrasar no cardápio. Veja:
Peru ou chester?
As diferenças entre peru e chester são várias! De início, é preciso entender que o chester, assim como o peru, é sim uma ave. O que o que as diferem é a espécie, o chester é uma ave geneticamente modificada que surgiu do cruzamento de aves de linhagens distintas, enquanto o peru provém de uma única linhagem. Além disso, o chester possui grande concentração de carne no peito e nas coxas, enquanto o peru tem a carne mais rígida e o sabor mais intenso.
Não sabe qual dos dois comprar? Simples: se a diferença entre as carnes não te ajudou a decidir, vá pela quantidade de pessoas que estarão presentes na Ceia de Natal. O peru, que é uma ave menor, é satisfatório para até seis pessoas. Agora, se sua família é grande, opte pelo chester, que é mais suculento e farto.
Saiba como prepará-los
No quesito preparo, as diferenças são poucas. O mais importante de tudo é prestar atenção na cocção! Por conta dos tamanhos das aves, uma exige mais tempo no forno do que a outra.
Um detalhe essencial para não errar no sabor é o tempo de marinada. O chester precisa ficar ao menos uma hora imerso na mistura de temperos, enquanto o peru deve permanecer no mínimo duas horas.
Dica: não tenha pressa! O cozimento lento com uma excelente marinada resulta em uma carne mais macia e saborosa. Durante o processo, regue diversas vezes seu assado. Para isso, use o próprio caldo da carne ou a marinada utilizada para temperá-la. Uma ótima pedida é apostar em vinhos secos para dar aquele toque especial!
Acompanhamentos
Os melhores acompanhamentos para o peru são receitas com ingredientes mais úmidos como frutas, molhos, manteiga e azeite. Já o chester, que é mais suculento, pode ser servido com legumes assados e farofas. Os ingredientes ácidos também caem bem com ambos os assados. Sucos de maracujá e laranja são ótimas escolhas! Lembre-se de que para receitas mais molhadinhas, o fundamental é colocar recheios com bastante gordura.
E aí, já decidiu qual carne será o prato principal? Confira receitas de peru e chester para se inspirar!
Chester ao vinho
Tempo: 2h30 (+4h de molho)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 chester (aproximadamente 2kg)
- 1/2 litro de vinho branco seco
- 1/2 litro de água
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 talo de salsão picado
- 2 folhas de louro
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1 lata de pêssegos em calda escorrido (450g)
- Nozes a gosto
Modo de preparo
Lave o chester. Com uma faca com ponta e afiada, faça furos (com cuidado) em todo o chester para que penetre o tempero.
Transfira para uma tigela e cubra com o vinho, a água, a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o salsão, o louro e o azeite, misture e deixe descansar por 4 horas na geladeira. virando na metade do tempo.
Retire o chester da marinada, reservando metade do caldo.
Transfira o chester para uma fôrma grande, regue com o caldo reservado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 30 minutos ou até que esteja dourado, regando de vez em quando com o caldo da fôrma.
Retire do forno e coloque em uma travessa. Regue com um pouco do caldo que tiver formado na fôrma e sirva decorado com os pêssegos e as nozes.
Peru de Natal
Tempo: 2h30 (+6h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de vinho branco seco
- 1 xícara (chá) de água
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e tomilho a gosto
- 1 peru (aproximadamente 3kg)
- 1/2 xícara (chá) de manjericão picado
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de maisena
- Tomilho fresco, abacaxi, pêssego e cerejas em calda escorridos para decorar
Modo de preparo
No liquidificador, bata o vinho, a água, a cebola, o alho, sal e tomilho. Reserve. Coloque o peru em uma tigela e besunte com o manjericão misturado com a manteiga. Regue com o líquido reservado e deixe descansar na geladeira por 6 horas.
Transfira o peru e o líquido para uma fôrma grande, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel e asse por 30 minutos, regando com o líquido da fôrma.
Transfira o peru para uma travessa e o líquido da fôrma para uma panela. Junte a maisena e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Regue sobre o peru e sirva decorado com tomilho e frutas em calda escorridas.
Chester ao molho de laranja
Tempo: 1h30 (+6h de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de sucode laranja
- 2 xícaras (chá) de água
- 4 dentes de alho descascados
- 1 cebola em pedaços
- 1 folha de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 envelope de caldo de galinha em pó
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 Chester (aproximadamente 4kg)
- 4 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- Abacaxi, cereja em calda e pêssego em calda para decorar
Modo de preparo
Bata no liquidificador o suco de laranja, a água, o alho, a cebola, o louro, o alecrim, o caldo de galinha, sal e pimenta.
Coloque o Chester em uma travessa, regue com o molho e leve à geladeira por 6 horas, virando na metade do tempo. Retire da marinada e seque com papel-toalha. Transfira para uma fôrma e besunte com a manteiga.
Regue com o tempero coado e leve ao forno alto (200ºC), preaquecido, por 30 minutos. Diminua a temperatura para média e asse por mais 1 hora e 15 minutos ou até o termômetro da ave subir, regando com o molho a cada 30 minutos.
Coe o molho que sobrou na fôrma e despeje em uma panela. Adicione o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar.
Coloque a ave em uma travessa, decore com frutas em calda e sirva acompanhada do molho.
Peru com mel, canela e farofa
Ingredientes
- 1 peru inteiro (aproximadamente 3kg)
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 colher (café) de canela em pó
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes da farofa
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 100g de bacon em cubos
- 1 cebola picada
- 1/2 pimentão amarelo picado
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
- 1 xícara (chá) de azeitona verde picada
- 1 xícara (chá) de uvas-passas pretas sem sementes
- 2 ovos cozidos picados
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- Sal e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Comece descongelando o peru. Isso vai garantir a textura ideal do assado. Coloque o peru (dentro da embalagem mesmo) em uma assadeira e deixe na geladeira por cerca de 48 horas.
Depois de descongelado, transfira o peru para uma tigela e adicione a água, o vinho, o mel, a canela, o alho, o sal e a pimenta. Cubra e deixe descansar por 4 horas na geladeira, virando na metade do tempo.
Enquanto isso, você pode preparar a farofa. Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite o bacon até dourar. Adicione a cebola, o pimentão, a pimenta e refogue por 2 minutos. Acrescente a azeitona, a uva-passa, o ovo e refogue rapidamente. Junte a farinha, sal, cheiro-verde e misture. Desligue o fogo e reserve.
Quando der o tempo da marinada, retire o peru da tigela e seque bem a ave toda com um pano de prato limpo. Aproveite e já preaqueça o forno a 220 graus por 15 minutos.
Coloque o peru seco em uma assadeira e regue com 1 xícara (chá) da marinada. Cubra com papel-alumínio com o lado brilhante voltado para dentro e leve ao forno médio (a 180 graus) por 1 hora.
Passado esse tempo, retire o papel e asse o peru até dourar - isso deve levar cerca de 40 minutos. Para ter certeza que o peru está assado, fure a coxa com a ponta de uma faca: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, deixe assar por mais alguns minutos. Caso nesse tempo a pele do peru começar a dourar demais, cubra com um pedaço de papel-alumínio.
Terminado de assar, transfira o peru para uma travessa e deixe ele descansar por 10 minutos coberto com o papel-alumínio, para não esfriar. Sirva o peru acompanhado da farofa.
Chester à brasileira
Tempo: 2h20 (+4h de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- Suco de 2 limões
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho amassados
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
- Sal a gosto
- 1 chester inteiro (com aproximadamente 2,5kg)
Farofa
- 100g de bacon em cubos
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 bananas-nanicas em rodelas
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- 1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas sem sementes
- Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
Couve
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 dentes de alho fatiados
- 2 maços de couve fatiados
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em um refratário, misture o suco, as ervas, o azeite, o louro, o alho, a pimenta e sal. Coloque o chester, cubra e deixe descansar por 4 horas na geladeira, virando na metade do tempo.
Retire da marinada e coloque em uma fôrma. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel e volte ao forno por 40 minutos ou até dourar. Reserve.
Para a farofa, frite o bacon na própria gordura, em fogo médio, mexendo até dourar. Adicione a manteiga, a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione a banana, a farinha, a uva-passa, sal, pimenta, salsa, misture e desligue. Reserve.
Para a couve, derreta o azeite e a manteiga em uma panela, em fogo médio, e frite o alho até dourar.
Junte a couve, tempere com sal e refogue por 2 minutos, mexendo. Coloque em uma travessa grande com a farofa, o chester e sirva fatiado.
Peru recheado com farofa
Tempo: 2h (+12h de descanso)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 peru inteiro (com aproximadamente 4kg)
- 3 xícaras (chá) de vinho branco seco
- 1/2 xícara (chá) de mel
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 envelopes de caldo de galinha em pó
- 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Farofa
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 1 gomo de linguiça calabresa em cubos
- 1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas sem sementes
- 1/2 xícara (chá) de ameixa seca picada
- 1/2 xícara (chá) de abacaxi em calda escorrido e picado
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 4 xícaras (chá) de farinha de milho
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em um saco plástico grosso próprio para alimentos, coloque o peru e tempere com o vinho, o mel, a cebola, o alho, o caldo de galinha, a manteiga, o louro, sal e pimenta. Feche e deixe descansar na geladeira por 12 horas.
Para a farofa, em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue e cebola e a linguiça por 3 minutos. Adicione a passa, a ameixa, o abacaxi, a azeitona e refogue por 3 minutos. Desligue, misture a farinha e tempere com sal. Retire o peru do tempero e recheie com metade da farofa.
Amarre as pernas com barbante culinário, coloque em uma fôrma, regue com o tempero coado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel, volte ao forno e asse por mais 1 hora ou até dourar. Retire do forno, transfira para uma travessa com a farofa restante e sirva.
Aprenda também como preparar uma Ceia de Natal tradicional e uma ceia de Natal saudável com essas dicas!