Cúpula Latino-Americana do Café reúne 14 países no México
A 2ª Cúpula Latino-Americana do Café termina amanhã, sábado, na cidade de Puebla, no centro do México, com a participação de representantes de 14 países, inclusive o Brasil, informou nesta sexta-feira a Secretaria Mexicana de Agricultura.
O evento internacional reúne produtores, pesquisadores e comerciantes de café provenientes de Brasil, Colômbia, Panamá, Guatemala, Peru, Costa Rica, Honduras, Cuba, El Salvador, Equador, República Dominicana, Nicarágua, México e Reino Unido.
"O objetivo é que pequenos produtores do país ingressem nos mercados nacionais e internacionais e aproveitem o prestígio que o café mexicano tem no mundo", declarou a Secretaria em comunicado.
Durante a cúpula, os empresários ofertam diferentes tipos de café verde, pergaminho e tostado, assim como produtos elaborados a partir do aromático, como doces, licores e artesanatos, entre outros.
O encontro servirá, além disso, para intercambiar experiências e conhecimentos perante os desafios da cafeicultura no contexto internacional.
O diretor da Organização Internacional do Café (OIC), Rodrigo Oliveira Silva, assegurou que o México é um dos países pioneiros em apresentar conhecimentos e soluções aos desafios da cafeicultura, principalmente em relação a pragas e riscos de mercado.
Silva espera que a cúpula seja o ponto de encontro que permita estreitar as relações comerciais entre produtores, comerciantes e consumidores de café do México e do exterior.