Confira 9 dicas para acertar no consumo de bacalhau e do chocolate
Calor não combina com a manutenção dos alimentos. Principalmente com peixes, com destaque para o bacalhau, e chocolate, itens muito consumidos segundo a tradição da Páscoa. Para evitar dissabores ou risco à saúde consumindo produtos mal conservados ou estragados, a engenheira de alimentos Débora Flosi, sócia da SOS Cozinha, empresa especializada em segurança alimentar, ensina como escolher e conversar esses itens.
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias
1) Na hora de comprar bacalhau, avalie a higiene do estabelecimento. A regra número um é que não deve haver odores fortes. Também observe a aparência dos funcionários, já que são eles que manuseiam o produto. Uniformes e unhas devem estar limpos e eles não devem portar nenhum tipo de acessório, como anéis ou relógios.
2) Não compre o produto sem verificar qualquer tipo de manchas. São indícios de bactérias, que podem causar intoxicação alimentar. Fique atento: manchas vermelhas são indícios de bactérias, e pontos pretos indicam contaminações por fungos.
3) Um erro muito comum é fazer a dessalga do bacalhau sobre a pia, quando o ideal é manter o alimento imerso em água dentro da geladeira.
4) Se optar por outros tipos de peixes, também fique atento à higiene do local e à forma de armazenamento. Se frescos, devem estar sobre o gelo e em quantidade suficiente para que se mantenham conservados. As escamas devem estar aderidas e nunca soltar com facilidade, o que indicaria início deterioração do produto. Também avalie a consistência, pois a carne deve ser rígida, e voltar ao estado normal depois de apertada. As guelras devem ser vermelhas e brilhantes, e os olhos brilhantes e sem sinais de afundamento.
5) Quanto ao chocolate a primeira coisa a observar é a condição da embalagem, que não podem estar violadas, amassadas ou úmidas.
6) O chocolate é sensível à exposição a altas ou baixas temperaturas e ganha aspecto sem brilho ou esbranquiçado. As manchas brancas não significam que o chocolate está estragado, mas que houve alteração devido à temperatura, fazendo com que a manteiga de cacau (que é branca) ficasse depositada na superfície do chocolate.
7) Observe o prazo de validade, a composição e o peso líquido do ovo, bem como as informações nutricionais do produto. Mesmo os ovos de fabricação caseira devem conter informações como data de fabricação, validade e peso líquido.
8) Guarde o cupom fiscal pois ele é sua garantia de troca em caso de qualquer problema com o alimento.
9) Não compre chocolates vendidos por ambulantes, pois não têm garantia de procedência, tampouco de troca.