Chef fecha restaurante El Bulli para criar sua fundação
Ferran Adrià fechará no dia 30 de julho as portas de seu mundialmente famoso restaurante El Bulli para dedicar-se totalmente ao El Bulli Foundation, um revolucionário conceito de centro de pesquisa culinária, a partir de onde pretende "criar mais do que nunca até que o corpo e a mente aguentem".
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
Fim das especulações. O chef espanhol, considerado por muitos o melhor da história, não tem planos de aposentar-se nem planeja deixar o panorama gastronômico mundial. Trata-se, tão só, de uma mudança de cenário.
"Nossa ideia é criar mais do que nunca e acho que a primeira criação é um novo conceito, El Bulli Foundation; o conceito é novo, as consequências são diferentes", disse o chef em entrevista à Agência Efe, uma das últimas que concede com o restaurante ainda aberto.
Ele afirma que está "no momento mais feliz de sua vida", nada de amargas despedidas ou nostalgia. Diz que está prestes a "realizar um sonho.
Adrià é consciente do sucesso e repercussão mundial que representa seu nome que estampa com frequência capas no mundo todo, mas o importante faz questão de ressaltar que "El Bulli está acima de Ferran Adrià".
Para o chef, que antes de ser cozinheiro quis ser jogador, o importante é que o espírito do El Bulli - trabalho sério, paixão, criatividade e equipe - perdure e permaneça acima de sua pessoa e a de seu sócio, Juli Soler.
Este será o desafio de sua nova fundação, que para Adrià começa a funcionar a partir do mesmo dia 31 de julho, embora abra suas portas ao público somente em 2014.