Chef de São Paulo leva projeto de gastronomia a Trancoso
Um projeto social de gastronomia em Trancoso, em Porto Seguro (Bahia), foi montado para capacitar jovens e cozinheiros de restaurantes locais que não tiveram a oportunidade de passar por um treinamento. O Centro de Capacitação Gastrônomico foi elaborado em 2010 por Morena Leite, chef do restaurante Capim Santo (com unidades em Trancoso e São Paulo). Somente no ano passado, data em que as aulas começaram, 40% dos jovens já saiu empregado.
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
O curso tem duração de um ano. Depois desse período, os aprendizes (que estiverem capacitados) podem ser encaminhados para trabalhar em grandes restaurantes e hotéis da região.
São duas turmas que vão ao Centro uma vez por semana para aprender com chefes profissionais. Segundo Morena, uma vez por mês, um setorista renomado é convidado para dar uma aula no Centro. "Já conseguimos trazer Claude Troisgros em 2010, o maior chef brasileiro, e foi fantástico, porque ele saiu emocionado depois da aula", afirmou Morena. Os jovens, conforme explicou a chef, têm a idade média de 17 anos. Durante o período do curso, os aprendizes passam por todos os módulos da cozinha.
Estão matriculados neste ano 60 alunos: 40 jovens e 20 adultos. Lá, eles aprendem sobre a cozinha francesa e os ingredientes brasileiros. Os professores são chefs e também amigos de Morena.
O projeto recebe apoio de três empresas privadas, enquanto pousadas da região hospedam o convidado especial do mês.