PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cuidados no calor: como se proteger das altas temperaturas?

Não brinque com temperaturas quentes. pois os cuidados o calor têm que ser constantes; consequências vão desde mal-estar até morte

29 abr 2024 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários

Os tempos estão inconstantes. Apesar de estarmos no outono, as temperaturas altas não deram trégua em muitos lugares do Brasil. Sendo assim, é necessário tomar alguns cuidados no calor, pois especialistas afirmam que ele pode causar cansaço, falta de ar, náusea, tontura, desmaio, queimadura solar, dor de cabeça, insolação e mudança na frequência e volume de urina, além de perda excessiva de sais e líquidos. E, em casos mais extremos, ataques cardíacos e derrames, já que o corpo fica tentando estabilizar a temperatura, podendo ocasionar até mesmo morte.

Não vacile e saiba quais cuidados no calor têm que ser tomados
Não vacile e saiba quais cuidados no calor têm que ser tomados
Foto: Reprodução / Freepik / Bons Fluidos

Quais são os cuidados no calor?

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, quando o termômetro atinge 39,4ºC, é um índice perigoso, e, se bater 51,7ºC é extremamente perigoso. O público de maior risco é composto por crianças, idosos, gestantes, aqueles com pouco condicionamento físico, sobrepeso, doenças crônicas, deficiência mental e que estão acamados. Porém, todos têm que se precaver-se. Abaixo, você verá o que fazer para (tentar) espantar o calor de acordo com os profissionais entrevistados pela 'BBC':

Casa sempre fresca: Mantenha sempre as janelas abertas, porém, se estiver mais quente fora do ambiente do que dentro, as feche. No caso de locais em que batem sol, as deixe sempre vedadas. Desligue luzes e evite usar fornos e fogões para cozinhar. Use o ar noturno para refrescar. Se não tiver outro jeito e sua casa não ficar mais geladinha, vale ir para algum lugar com ar-condicionado.

Se precisar sair:  Tome banhos gelados. Passe protetor solar. Use bonés ou chapéus, Coloque óculos de sol UVA/UVB. Vista roupas leves, largas e claras. Beba água regularmente, mesmo que não esteja sentindo sede. Descanse sob as sombras. Não saia durante as horas mais quentes (10h às 16h) e não faça atividades físicas nesses horários mais quentes. Evite permanecer dentro de veículos estacionados. Cuide dos animaizinhos; evite sair com eles nos momentos que o chão estiver muito quente e forneça sempre água fresca, verificando a temperatura do líquido no potinhos.

Do que se alimentar: Opte por refeições leves, pouco condimentadas e geladas. Coma com frequência. Além de água, abuse de água de coco, chá gelado, sucos leves e água saborizada. Evite cafeína e álcool, porque eles contribuem para a desidratação.

Se passar mal: Caso sentir tontura, fraqueza ou dor de cabeça, procure ajuda de quem estiver mais próximo, mas, se houver sintomas mais graves - como convulsões e desmaios - procure um médico imediatamente. Não tome medicamentos sem um profissional prescrever.

Ajude os idosos

O calor pode ser bem pior para os idosos, pois a desidratação possibilita o desencadeamento de confusão mental, tonturas, quedas, agitação, pele ressecada e flácida. Dependendo da situação, podem precisar até de hidratação intravenosa, realizada no hospital, como afirmam especialistas entrevistados pela 'Agência Brasil'.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia Estado SP (SBGG), Leonardo Brando Oliva, contou à agência que um dos primeiros órgãos dos mais velhos prejudicados por causa do calor é o rim: "É muito importante então que estimulemos os idosos a não apenas beber água, mas outros líquidos, porque bebidas com sabor podem facilitar muito aceitação daqueles que não gostam de beber água".

Pronto, agora você sabe como tomar todos os cuidados no calor. Cuide-se.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade